Bem-vindo à Escola do Ministério Teocrático

A ESCOLA do Ministério Teocrático beneficia semanalmente milhões de estudantes, em mais de 200 países. Alguns estudantes são recém-matriculados. Outros já frequentam a escola há anos. Ela é realizada em dezenas de milhares de lugares. Onde quer que more, você também pode ter acesso a esse programa educativo. Essa instrução teocrática está disponível, sem custo, a pessoas de todas as idades, grupos étnicos e níveis culturais.

O objetivo da escola foi declarado quando ela entrou em funcionamento nas congregações das Testemunhas de Jeová, em 1943, nas seguintes palavras: “Preparar todos os ‘homens fiéis’, os que ouviram a Palavra de Deus e provaram sua fé nela, para ‘serem capazes de ensinar outros’ . . . Visa o fim único de tornar cada qual . . . mais bem equipado para apresentar publicamente a esperança que tem.” (Curso do Ministério Teocrático, p. 4, em inglês) Esse ainda é o objetivo da escola.

Realmente, qual é a melhor maneira de usarmos o dom divino da fala? A Bíblia responde: “Toda coisa que respira — louve ela a Jah.” (Sal. 150:6) Quando fazemos isso, alegramos nosso Pai celestial e provamos que correspondemos, de coração, à sua bondade e ao seu amor. Não surpreende que os cristãos sejam incentivados a ‘oferecer sempre a Deus um sacrifício de louvor, isto é, o fruto de lábios que fazem declaração pública do seu nome’. (Heb. 13:15) A fim de ajudá-lo a aprimorar sua habilidade de usar os dons concedidos por Jeová Deus para o Seu louvor, estendemos-lhe boas-vindas como estudante da Escola do Ministério Teocrático!

Apesar de o curso dar bastante ênfase à leitura pública, à oratória e à arte de ensino, a Escola do Ministério Teocrático lhe oferece outros benefícios. Participar na programação da escola o ajudará a desenvolver habilidades como fazer leitura pessoal, escutar e memorizar, estudar, fazer pesquisas, analisar e organizar ideias, conversar, responder perguntas e elaborar textos. As pesquisas, os comentários e as apresentações feitas na escola se basearão na própria Bíblia e em publicações bíblicas. À medida que encher a mente com as verdades preciosas da Palavra de Deus, aprenderá a pensar do modo de Deus. Isso será muito benéfico em todas as facetas da sua vida. Falando sobre o valor da Palavra de Deus, William Lyon Phelps, catedrático do século 20, escreveu: “Todo aquele que tem um conhecimento cabal da Bíblia pode de fato ser chamado de educado. . . . Creio que o conhecimento da Bíblia sem um curso universitário é mais valioso do que um curso universitário sem a Bíblia.”

Como tirar pleno proveito

É claro que para beneficiar-se plenamente do ensino transmitido na Escola do Ministério Teocrático você precisa ser um estudante aplicado. O apóstolo Paulo deu o seguinte incentivo ao seu colega cristão, Timóteo: “Pondera estas coisas; absorve-te nelas, para que o teu progresso seja manifesto a todos.” (1 Tim. 4:15) De que maneiras práticas pode aplicar-se?

Faça o máximo para assistir toda semana à programação apresentada na Escola do Ministério Teocrático. Use bem este manual, Beneficie-se da Escola do Ministério Teocrático. Escreva seu nome no espaço reservado na primeira página e leve-o sempre à escola. Este manual contém exercícios. Sublinhe os pontos que achar úteis e use as margens para anotar pontos práticos que aprender na escola.

Você receberá um programa impresso para acompanhar a Escola do Ministério Teocrático. Esse programa também incluirá os procedimentos para o funcionamento da escola. Talvez ache prático guardá-lo dentro deste livro.

Ao se preparar para assistir à escola, lembre-se de que a Bíblia é o compêndio principal. Dê prioridade à leitura do trecho da Bíblia designado para a semana. Será muito bom se também conseguir ler com antecedência a matéria das outras partes do programa.

Às vezes, a assistência é convidada a expressar-se. Aproveite bem essas oportunidades. A participação é importante para ajudá-lo a lembrar-se do que ouviu na reunião e usar as informações de modo prático.

Obviamente, todos os estudantes terão oportunidade de proferir discursos ou de participar de uma apresentação. Aproveite bem cada oportunidade. Empenhe-se ao máximo para aprimorar a característica de oratória que lhe for indicada. Os conselhos que lhe forem dados terão o objetivo de ajudá-lo a continuar progredindo. Aceite essa ajuda de bom grado. Anote em seu livro sugestões específicas sobre o que pode fazer para se aprimorar. Visto que não conseguimos nos ver assim como os outros nos veem, as sugestões bíblicas amorosas e os conselhos que recebemos podem contribuir significativamente para o nosso progresso. Isso acontece mesmo quando já se está matriculado na escola por vários anos. — Pro. 1:5.

Gostaria de progredir de maneira mais rápida? Isso é uma questão de iniciativa. Estude com antecedência a matéria dos discursos de estudante. Caso haja necessidade de substituir algum estudante, você estará preparado para se apresentar e isso lhe dará mais experiência. Também, preste bastante atenção à maneira de os outros estudantes abordarem a matéria. Podemos aprender uns com os outros.

Além disso, dependendo das circunstâncias, você pode acelerar seu progresso adiantando o estudo deste livro. Depois que estiver bem inteirado do conteúdo dos próximos 15 estudos, comece a analisar o “Programa para desenvolver a oratória e a arte de ensino”, que se inicia na página 78. Primeiro, estude cada lição e faça os exercícios sugeridos. Ao sair no ministério, coloque em prática o que estiver aprendendo. Isso pode acelerar seu progresso como orador e como instrutor da Palavra de Deus.

O que aprender na Escola do Ministério Teocrático o ajudará a se preparar para o que é mais importante na vida. Visto que estamos vivos porque é da vontade de Deus, louvá-lo é cumprir o próprio objetivo de nossa existência. Jeová Deus merece que lhe prestemos louvor da melhor qualidade. (Rev. 4:11) A orientação que recebemos na escola é um meio de fazermos isso, porque nos ajuda a raciocinar de maneira clara, agir com sabedoria e transmitir eficazmente as maravilhosas verdades da Palavra inspirada de Deus.

[Quadro na página 6]

CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA

• Programa semanal de leitura, estudo e pesquisas, baseados na Bíblia

• Instruções sobre leitura pública, oratória e arte de ensino

• Discussão em grupo

• Oportunidades de fazer apresentações na congregação

• Assistência personalizada para ajudá-lo a progredir

[Quadro na página 7]

HABILIDADES DESTACADAS NO CURSO

• Como escutar e memorizar

• Leitura pessoal

• Como estudar

• Como fazer pesquisas

• Análise e organização de ideias

• A arte de conversar

• Como responder perguntas

• Como elaborar textos

[Quadro na página 8]

FONTE DE INFORMAÇÕES

  Comunicar-se eficazmente é uma arte que nem todos dominam. Já se publicaram muitos livros para ajudar as pessoas nesse campo. Mas o Criador, que dotou o ser humano com a capacidade da fala, sabe mais sobre oratória e ensino do que qualquer instrutor humano. Seu Filho unigênito atuou como Mestre de Obras na formação do cérebro humano, dos órgãos da fala e de todas as outras maravilhas da criação.

  Durante a criação dos anjos e dos humanos, esse Filho atuou como a Palavra de Deus, o instrumento principal usado pelo próprio Deus para transmitir orientações às suas criaturas. (Pro. 8:30; João 1:1-3) Esse Filho foi enviado à Terra como o Senhor Jesus Cristo, a respeito de quem o registro inspirado diz: “As multidões ficaram assombradas com o seu modo de ensinar.” Aqueles que o ouviam diziam: “Nunca homem algum falou como este.” (Mat. 7:28; João 7:46) Não é para menos que os Evangelhos se refiram a ele mais de 40 vezes como Instrutor. Podemos aprender muito com ele sobre oratória e ensino.

  O registro bíblico também mostra como Jeová Deus usou homens e mulheres de várias formações para realizar sua vontade. Alguns transmitiram mensagens breves, mas poderosas. Muitos não discursaram para grandes plateias, mas deram fielmente testemunho sobre o Deus verdadeiro e seus propósitos. Tudo indica que, em sua maioria, não eram oradores eloquentes, mas Deus abençoou seus esforços. Podemos aprender do que a Bíblia nos conta sobre como realizaram o ministério. — Sal. 68:11.

  Obviamente, a Bíblia não é um manual de oratória. Mas quando analisamos seu conteúdo, descobrimos informações valiosas sobre oratória e ensino. Este livro, Beneficie-se da Escola do Ministério Teocrático, foi esboçado com base nessas informações.

[Foto de página inteira na página 4]