CAPÍTULO 25
Será que alguém mau pode mudar?
NÃO seria ótimo se todo mundo fizesse o que é bom? — Mas ninguém consegue fazer sempre o que é certo. Sabe por que, às vezes, todos nós fazemos coisas erradas, mesmo quando queremos fazer o que é certo? — Porque todos nascemos com pecado. Mas tem gente que costuma fazer coisas muito ruins. Odeiam outras pessoas e as machucam de propósito. Acha que esse tipo de pessoa pode mudar e aprender a fazer o que é certo? —
Veja este homem perto das roupas dos que estão atirando pedras em Estêvão. Em hebraico, seu nome era Saulo, mas seu nome romano era Paulo. Ele ficou contente de ver Estêvão, um discípulo do Grande Instrutor, ser morto. Vamos ver por que Saulo fez essas coisas ruins.
Saulo pertencia a um grupo religioso judeu chamado de fariseus. Eles tinham a Palavra de Deus, mas prestavam mais atenção aos ensinos de alguns de seus líderes religiosos. Por causa dessa atitude, Saulo fazia coisas más.
Quando Estêvão foi preso em Jerusalém, Saulo estava lá. Estêvão foi levado ao tribunal, onde alguns dos juízes eram fariseus. Disseram muitas coisas ruins sobre Estêvão, mas ele não ficou com medo. Começou a falar e deu um bom testemunho aos juízes sobre Jeová Deus e sobre Jesus.
Mas os juízes não gostaram do que Estêvão falou. Eles já sabiam muitas coisas sobre Jesus. De fato, pouco tempo antes, foram eles que mandaram matar Jesus. Mas, depois, Jeová levou Jesus de volta para o céu. Em vez de mudar de atitude, os juízes perseguiram os discípulos de Jesus.
Agarraram Estêvão e o levaram para fora da cidade. Bateram nele e começaram a atirar pedras nele. E, como você pode ver no desenho, Saulo estava lá, observando tudo isso. Ele achava certo matar Estêvão.
Sabe por que Saulo pensava assim? — Bem, Saulo tinha sido fariseu a vida inteira e acreditava que aquilo que os fariseus ensinavam era certo. Para ele, aqueles homens serviam de modelo e, por isso, os imitava. — Atos 7:54-60.
Depois de Estêvão ser morto, sabe o que Saulo fez? — Tentou acabar com todos os outros discípulos de Jesus! Ele invadia as casas deles e arrastava para fora tanto homens como mulheres. Daí, mandava prendê-los. Muitos discípulos tiveram de fugir de Jerusalém, mas não pararam de pregar sobre Jesus. — Atos 8:1-4.
Por isso, Saulo ficou com mais ódio deles. Falou com o Sumo Sacerdote Caifás e conseguiu a aprovação dele para ir prender os cristãos na cidade de Damasco. Saulo queria levá-los presos para Jerusalém para que fossem castigados. Mas quando estava indo para Damasco, aconteceu algo incrível no caminho.
Uma luz brilhou no céu e uma voz disse: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” Era Jesus falando do céu! A luz foi tão forte que deixou Saulo cego, e as pessoas que estavam com ele tiveram de levá-lo até Damasco.
Três dias depois, Jesus apareceu numa visão a Ananias, um de seus discípulos que morava em Damasco. Jesus mandou Ananias visitar Saulo para curá-lo da cegueira e conversar com ele. Quando Ananias falou com Saulo, este aceitou a verdade sobre Jesus. Saulo voltou a enxergar. Isso mudou toda a sua vida e ele se tornou um servo fiel de Deus. — Atos 9:1-22.
Entende agora por que Saulo costumava fazer coisas erradas? — Era porque tinham ensinado coisas erradas a ele. Saulo imitava homens que não eram fiéis a Deus. E pertencia a um grupo que achava as ideias de homens mais importantes do que a Palavra de Deus. Mas por que Saulo mudou de vida e começou a fazer o bem, enquanto outros fariseus continuaram contra Deus? — É porque Saulo não odiava a verdade. Assim, quando lhe mostraram o que era certo, ele logo aceitou.
Sabe o que aconteceu com Saulo depois? — Ele ficou conhecido como o apóstolo Paulo, um apóstolo de Jesus. E, como talvez se lembre, Paulo escreveu mais livros da Bíblia do que qualquer outra pessoa.
Como Saulo, muita gente que faz coisas erradas pode mudar. Mas não é fácil, porque existe alguém que tenta de todo jeito levar as pessoas a fazer coisas ruins. Sabe quem é? — Jesus falou sobre ele quando apareceu a Saulo na estrada para Damasco. Naquela ocasião Jesus disse a Saulo, desde o céu: ‘Eu o envio para abrir os olhos das pessoas, para tirá-las da escuridão para a luz e da autoridade de Satanás para Deus.’ — Atos 26:17, 18.
É verdade, Satanás, o Diabo, é quem tenta levar todo mundo a fazer coisas más. Acha difícil às vezes fazer o que é certo? — Todo mundo acha. É Satanás quem torna isso difícil. Mas há outra razão por que nem sempre é fácil fazer o que é certo. Sabe qual é? — É porque nós nascemos com pecado.
O pecado faz com que muitas vezes seja mais fácil fazer o que é errado do que fazer o que é certo. Então, o que devemos fazer? — Devemos nos esforçar a fazer o que é certo. Se fizermos isso, podemos ter certeza de que Jesus, que nos ama, vai nos ajudar.
Quando estava na Terra, Jesus demonstrou amor por pessoas que antes tinham feito coisas erradas, mas mudaram. Ele sabia como era difícil para elas mudar. Por exemplo, havia mulheres que tinham relações sexuais com muitos homens. É claro que isso é errado. A Bíblia chama essas mulheres de meretrizes, ou prostitutas.
Certo dia, uma dessas mulheres ouviu falar de Jesus e foi até o lugar onde ele estava, na casa de um fariseu. Ela derramou óleo nos pés de Jesus, chorou sobre eles e enxugou as lágrimas com os cabelos. Ela estava muito arrependida dos seus pecados e, por isso, Jesus a perdoou. Mas o fariseu achou errado perdoá-la. — Lucas 7:36-50.
Sabe o que Jesus disse a alguns fariseus? — Ele disse: ‘As meretrizes vão entrar na frente de vocês no reino de Deus.’ (Mateus 21:31) Jesus disse isso porque as prostitutas acreditaram nele e mudaram de vida. Mas os fariseus continuaram tratando mal os discípulos de Jesus.
Assim, quando a Bíblia mostra que aquilo que fazemos é errado, devemos estar dispostos a mudar. E quando aprendemos o que Jeová espera de nós, devemos fazer o que ele quer. Desse modo, Jeová vai ficar feliz com a gente e vai nos dar a vida eterna.
Para nos ajudar a evitar fazer o que é errado, vamos ler juntos Salmo 119:9-11; Provérbios 3:5-7 e 12:15.