Famílias cristãs — sigam o exemplo de Jesus!
“Cristo . . . [deixou] um modelo para seguirdes de perto os seus passos.” — 1 PED. 2:21.
1. (a) Que papel o Filho de Deus desempenhou na criação? (b) Que sentimento Jesus tem pela humanidade?
QUANDO Deus criou os céus e a Terra, seu Filho primogênito estava ao seu lado “como mestre-de-obras”. Além disso, o Filho de Deus cooperou com o Pai quando Jeová projetou e criou a enorme variedade de vida animal e vegetal terrestre. Ajudou também a preparar o Paraíso onde viveriam criaturas feitas à imagem e à semelhança de Jeová. O Filho de Deus, que mais tarde se tornou conhecido como Jesus, tinha grande amor pela humanidade. “As coisas de que [ele] gostava estavam com os filhos dos homens.” — Pro. 8:27-31; Gên. 1:26, 27.
2. (a) Que ajudas Jeová proveu para a humanidade imperfeita? (b) Qual é um dos aspectos da vida para o qual a Bíblia provê instruções?
2 Depois que o primeiro casal humano pecou, a redenção da humanidade pecaminosa tornou-se parte importante do propósito de Jeová. Para possibilitar essa redenção, Jeová proveu o sacrifício de resgate de Cristo. (Rom. 5:8) Proveu também a sua Palavra, a Bíblia, que orienta os humanos sobre o melhor modo de lidar com a imperfeição herdada. (Sal. 119:105) Na sua Palavra, Jeová fornece instruções que ajudam a manter uma família forte e feliz. Sobre casamento, o livro de Gênesis diz que o homem tem de “se apegar à sua esposa, e eles têm de tornar-se uma só carne”. — Gên. 2:24.
3. (a) O que Jesus ensinou a respeito do casamento? (b) O que abordaremos neste artigo?
3 No seu ministério terrestre, Jesus enfatizou que o casamento devia ser para sempre. Ensinou princípios que, se aplicados, ajudariam os membros da família a evitar atitudes prejudiciais para o casamento ou a felicidade familiar. (Mat. 5:27-37; 7:12) Este artigo abordará como os ensinamentos de Jesus, e seu exemplo quando esteve na Terra, podem ajudar maridos, esposas, pais e filhos a ter uma vida feliz e satisfatória.
Como o marido cristão honra a esposa
4. Que similaridade há entre o papel de Jesus e o de maridos cristãos?
4 Deus designou o marido como cabeça da família, da mesma forma que Jesus é o Cabeça da congregação. O apóstolo Paulo declarou: “O marido é cabeça de sua esposa, assim como também o Cristo é cabeça da congregação, sendo ele salvador deste corpo. Maridos, continuai a amar as vossas esposas, assim como também o Cristo amou a congregação e se entregou por ela.” (Efé. 5:23, 25) Realmente, o modo de Jesus tratar seus seguidores é exemplo de como o homem cristão deve tratar a esposa. Vejamos alguns exemplos de como Jesus exerceu a autoridade recebida de Deus.
5. Como Jesus exerceu sua autoridade sobre seus discípulos?
5 Jesus era “de temperamento brando e humilde de coração”. (Mat. 11:29) Era também um homem dinâmico. Jamais deixou de cumprir suas responsabilidades. (Mar. 6:34; João 2:14-17) Bondosamente aconselhava seus discípulos, até repetidas vezes se necessário. (Mat. 20:21-28; Mar. 9:33-37; Luc. 22:24-27) Mas Jesus não ralhava com eles, nem os humilhava; tampouco os fazia sentir-se não amados ou incapazes de executar o que ele lhes ensinava a fazer. Em vez disso, Jesus os elogiava e encorajava. (Luc. 10:17-21) Não é de admirar que seu modo bondoso e compassivo de tratar seus discípulos lhe tenha granjeado o respeito deles.
6. (a) O que o marido pode aprender do modo como Jesus tratou seus discípulos? (b) Que incentivo Pedro deu aos maridos?
6 O exemplo de Jesus ensina aos maridos que a chefia cristã não é um exercício de dominação dura. Ao contrário, é marcado pelo respeito e amor abnegado. O apóstolo Pedro incentivou os maridos a imitar o modo amoroso de Jesus tratar os outros por morar com a esposa ‘atribuindo-lhe honra’. (Leia 1 Pedro 3:7.) Como, então, o marido pode exercer sua autoridade e, ao mesmo tempo, tratar a esposa como alguém digno de honra?
7. Como o marido pode honrar a esposa? Ilustre.
7 Uma maneira de o marido honrar a esposa é por considerar o ponto de vista e os sentimentos dela antes de tomar uma decisão que afeta a família. Talvez seja preciso decidir sobre mudar de casa ou de emprego, ou sobre assuntos diversos, tais como onde passar as férias ou como ajustar o orçamento familiar diante do crescente custo de vida. Visto que decisões assim afetam a família, seria benéfico e bondoso o marido ouvir a opinião da esposa. Isso talvez o ajude a tomar decisões de modo mais equilibrado e compreensivo e facilite o apoio dela. (Pro. 15:22) O marido cristão que honra a esposa ganha o amor e o respeito dela e, mais importante ainda, a aprovação de Jeová. — Efé. 5:28, 29.
Como a esposa mostra profundo respeito pelo marido
8. Por que o exemplo de Eva deve ser evitado?
8 As esposas cristãs têm em Jesus um modelo perfeito de submissão à autoridade. Como é grande a diferença entre o conceito de Jesus sobre autoridade e a atitude demonstrada pela primeira esposa humana! Eva não é bom exemplo para as esposas. Jeová havia lhe designado um cabeça, por meio do qual transmitira instruções. Mas Eva não respeitou esse arranjo. Não aceitou a instrução que Adão lhe havia passado. (Gên. 2:16, 17; 3:3; 1 Cor. 11:3) É verdade que Eva foi enganada, mas ela devia ter consultado seu marido sobre a conveniência de dar ouvidos à voz que afirmava dizer a ela o que ‘Deus sabia’. Em vez disso, ousou tomar a frente de seu marido. — Gên. 3:5, 6; 1 Tim. 2:14.
9. Que exemplo de submissão deu Jesus?
9 Jesus, por sua vez, proveu o modelo perfeito de submissão ao seu Cabeça. A sua atitude e modo de vida mostraram que ele “não deu consideração a uma usurpação, a saber, que devesse ser igual a Deus”. Ao contrário, “ele se esvaziou e assumiu a forma de escravo”. (Fil. 2:5-7) Hoje, como Rei reinante, Jesus mantém a mesma atitude. Submete-se humildemente ao Pai em tudo e apóia a Sua chefia. — Mat. 20:23; João 5:30; 1 Cor. 15:28.
10. Como a esposa pode apoiar a chefia do marido?
10 A esposa cristã desejará imitar a Jesus por apoiar a chefia do marido. (Leia 1 Pedro 2:21; 3:1, 2.) Veja uma situação em que ela pode fazer isso. Um filho pede permissão para praticar uma atividade que exige a aprovação dos pais. Caso o assunto ainda não tenha sido considerado pelos pais, seria apropriado que a mãe perguntasse: “Você já falou sobre isso com o seu pai?” Se o filho disser que não, ela deverá considerar o assunto com o marido antes de se tomar qualquer decisão. E a esposa cristã certamente evita contradizer o marido, ou desafiar a sua opinião, na frente dos filhos. Se ela discordar do marido, deverá falar com ele em particular. — Efé. 6:4.
O exemplo de Jesus para os pais
11. Que exemplo Jesus deu aos pais?
11 Embora não tenha se casado e tido filhos, Jesus é um excelente modelo para os pais cristãos. Como assim? Com amor e paciência ensinou seus discípulos por meio de suas palavras e seu exemplo. Mostrou a eles como cumprir a missão que lhes dera. (Luc. 8:1) A disposição e atitude de Jesus para com seus discípulos os ensinou como deviam tratar uns aos outros. — Leia João 13:14-17.
12, 13. O que é preciso para que os pais criem filhos tementes a Deus?
12 Os filhos tendem a imitar os pais, para o bem ou para o mal. Portanto, pais, perguntem-se: ‘Que mensagem estamos passando aos nossos filhos quanto ao tempo que gastamos vendo televisão e nos divertindo, em comparação com o tempo que dedicamos ao estudo bíblico e ao serviço de campo? Quais são realmente as prioridades de nossa família? Estamos dando bom exemplo por centralizar nossa vida e nossas decisões na adoração verdadeira?’ A lei divina deve estar primeiro no coração dos pais, se hão de criar filhos tementes a Deus. — Deut. 6:6.
13 O esforço dos pais em aplicar os princípios bíblicos no dia-a-dia não passará despercebido pelos filhos. Eles levarão a sério as palavras e os ensinamentos dos pais. Mas, se os filhos perceberem um padrão duplo, poderão concluir que os princípios bíblicos não são realmente importantes ou práticos, ficando assim mais propensos a ceder às pressões do mundo.
14, 15. Que valores os pais devem cultivar nos filhos, e qual é uma das maneiras de fazer isso?
14 Os pais cristãos sabem que criar filhos não envolve só prover suas necessidades materiais. Portanto, seria extrema falta de visão ensinar uma criança a se empenhar exclusivamente por alvos materiais. (Ecl. 7:12) Jesus ensinou seus discípulos a dar prioridade a valores e interesses espirituais. (Mat. 6:33) Assim, imitando a Jesus, os pais cristãos devem empenhar-se em cultivar nos filhos o desejo de buscar alvos espirituais.
15 Uma das maneiras de os pais fazerem isso é por aproveitar bem as oportunidades que seus filhos têm de se associarem com os que estão no serviço de tempo integral. Pense como pode ser animador para adolescentes ter contato com pioneiros ou com o superintendente de circuito e sua esposa. Visitantes que são missionários, betelitas ou membros das equipes de construção internacional podem falar com entusiasmo sobre as alegrias de servir a Jeová. Sem dúvida, esses visitantes terão experiências interessantes para relatar. O seu exemplo de serviço abnegado pode ajudar muito seus filhos a fazer decisões sábias, a estabelecer alvos meritórios e a obter educação secular necessária para poderem se sustentar no serviço de tempo integral.
Filhos — o que os ajudará a imitar o exemplo de Jesus?
16. Como Jesus honrou seus pais terrestres e seu Pai celestial?
16 Filhos, Jesus é um excelente exemplo para vocês também. Quando criança, Jesus estava aos cuidados de José e Maria, e ele os obedecia. (Leia Lucas 2:51.) Ele reconhecia que, apesar da imperfeição de seus pais terrestres, eles haviam recebido a ordem divina de cuidar dele. Portanto, deviam receber honra. (Deut. 5:16; Mat. 15:4) Como adulto, Jesus sempre fez o que agradava ao seu Pai celestial. Isso envolvia resistir a tentações. (Mat. 4:1-10) Pode ser que vocês, jovens, às vezes se sintam tentados a desobedecer aos pais. Assim, o que pode ajudar vocês a imitar o exemplo de Jesus?
17, 18. (a) Que tipo de pressão os jovens enfrentam na escola? (b) Os jovens podem resistir às tentações por lembrar-se de quê?
17 A maioria de seus colegas de escola com certeza tem pouco ou nenhum respeito pelas normas bíblicas. Talvez tentem induzi-lo a participar em atividades questionáveis e zombem de você caso se recuse. Já o chamaram de nomes depreciativos só porque você não se junta a eles em certas atividades? Nesse caso, qual foi a sua reação? Você sabe que intimidar-se e acompanhá-los desapontará a seus pais e a Jeová. Que rumo tomará a sua vida caso decida seguir seus colegas de escola? Talvez você tenha estabelecido certos alvos, como tornar-se pioneiro ou servo ministerial, servir em território onde há mais necessidade de publicadores do Reino ou ser betelita. Será que a associação com seus colegas de escola o ajudará a alcançar tais alvos?
18 É provável que vocês, jovens na congregação cristã, às vezes enfrentem situações que colocam a sua fé à prova. Como reagem? Pensem no seu modelo, Jesus. Ele não cedeu às tentações mas apegou-se ao que sabia ser certo. Lembrar-se disso o ajudará a ter a coragem de dizer claramente aos seus colegas que você não participará com eles em algo que sabe ser errado. Assim como Jesus, mantenha em foco as perspectivas de uma vida de alegre serviço e obediência a Jeová. — Heb. 12:2.
A chave para uma vida familiar feliz
19. Que modo de vida resulta em verdadeira felicidade?
19 Jeová Deus e Jesus Cristo desejam o melhor para a humanidade. Mesmo no nosso estado imperfeito, é possível ter certa medida de felicidade. (Isa. 48:17, 18; Mat. 5:3) Jesus ensinou verdades religiosas que servem de base para a felicidade humana. Mas não foi só isso que ele transmitiu aos seus discípulos. Ele ensinou também o melhor modo de vida. Além do mais, deixou um exemplo prático de vida e atitude equilibradas. Todos nós, seja qual for nosso papel na família, podemos nos beneficiar de seguir o seu exemplo. Portanto, maridos e esposas, pais e filhos, sigam o exemplo de Jesus! Aceitar seus ensinamentos e imitar seu exemplo é realmente a chave para uma vida familiar satisfatória e feliz.
Como responderia?
• Como os maridos devem exercer a autoridade que receberam de Deus?
• Como pode a esposa imitar o exemplo de Jesus?
• O que os pais podem aprender do modo como Jesus tratou seus discípulos?
• O que os jovens podem aprender do exemplo de Jesus?
[Foto na página 8]
Antes de tomar uma decisão que afeta a família, o que um marido amoroso fará?
[Foto na página 9]
Que situação dá à esposa uma oportunidade de apoiar a chefia do marido?
[Foto na página 10]
Os filhos imitam os bons hábitos dos pais