ESTUDO 8
Por que é importante mostrar gratidão?
“Mostrem-se gratos.” — COL. 3:15.
CÂNTICO 46 Obrigado, Jeová!
O QUE VAMOS VERa
1. Como o samaritano que foi curado por Jesus mostrou gratidão?
DEZ homens estavam numa situação terrível. Eles eram leprosos, e a condição deles só ficava pior. Mas um dia, eles viram de longe Jesus, o Grande Instrutor. Os homens tinham ouvido que Jesus já havia curado várias doenças, e tinham certeza de que ele poderia curá-los também. Então, eles gritaram: “Jesus, Instrutor, tenha misericórdia de nós!” Os dez foram completamente curados. Sem dúvida, todos eles ficaram gratos pela bondade de Jesus. Mas um deles, que era samaritano, fez mais do que apenas sentir gratidão — ele mostrou para Jesus que estava grato.b O homem se sentiu motivado a ‘glorificar a Deus em alta voz’. — Luc. 17:12-19.
2-3. (a) O que pode nos impedir de mostrar gratidão? (b) O que vamos ver neste estudo?
2 Assim como o samaritano, nós queremos mostrar gratidão por aqueles que fazem alguma bondade por nós. Mas às vezes, esquecemos de dizer ou mostrar que somos gratos.
3 Neste estudo, vamos ver por que é importante sempre dizer ou mostrar que somos gratos. Vamos ver exemplos bíblicos de pessoas que foram gratas e de outras que não foram. Daí, vamos ver modos práticos de mostrar gratidão.
POR QUE TEMOS QUE MOSTRAR QUE SOMOS GRATOS?
4-5. Por que devemos mostrar gratidão?
4 Jeová é o maior exemplo de alguém que mostra gratidão. Um modo de ele fazer isso é por recompensar aqueles que fazem o que é certo. (2 Sam. 22:21; Sal. 13:6; Mat. 10:40, 41) A Bíblia diz que devemos nos tornar “imitadores de Deus, como filhos amados”. (Efé. 5:1) Assim, um dos maiores motivos que temos para mostrar gratidão é porque queremos imitar a Jeová.
5 Há outro motivo para sempre mostrarmos nossa gratidão. A gratidão pode ser comparada com uma refeição gostosa que comemos com amigos: todos ficam muito felizes e a amizade fica mais forte. Quando outros são gratos por algo que fizemos, nós ficamos felizes. Quando nós mostramos gratidão, deixamos os outros felizes. A pessoa que fez algo por nós, ou que nos deu algo que precisávamos, vai sentir que o esforço dela valeu a pena, e isso fortalece os laços de amizade entre nós e a pessoa.
6. O que palavras de agradecimento e maçãs de ouro têm em comum?
6 Palavras de agradecimento valem muito. A Bíblia diz: “Como maçãs de ouro em esculturas de prata é a palavra falada no tempo certo.” (Pro. 25:11) Imagine como uma maçã de ouro em uma escultura de prata deve ser bonita! E pense em quanto ela deve valer! Você não gostaria de receber um presente assim? Quando você agradece a alguém, suas palavras podem ser tão valiosas como essa maçã de ouro. E pense nisto também: uma maçã feita de ouro pode durar para sempre. Do mesmo modo, quando você agradece a uma pessoa, ela pode se lembrar com carinho de suas palavras pelo resto da vida.
ELES MOSTRARAM GRATIDÃO
7. Como Davi e os descendentes de Asafe mostraram sua gratidão?
7 Muitos servos de Deus do passado mostraram sua gratidão. Um deles foi Davi. (Leia Salmo 27:4.) Ele dava muito valor à adoração verdadeira. Para mostrar como era grato, Davi doou uma fortuna para a construção do templo. Os descendentes de Asafe mostraram sua gratidão nos salmos, ou cânticos de louvor, que escreveram. Em um salmo, eles agradeceram a Deus e disseram como se impressionavam com os “atos maravilhosos” de Jeová. (Sal. 75:1) Tanto Davi como os descendentes de Asafe queriam mostrar a Jeová como eram gratos por tudo de bom que receberam dele. E você? Consegue pensar em modos de imitá-los?
8-9. Como o apóstolo Paulo mostrou sua gratidão pelos irmãos e irmãs? (b) Qual deve ter sido o resultado dos agradecimentos de Paulo?
8 O apóstolo Paulo sentia muita gratidão por seus irmãos e irmãs cristãos. Isso ficou claro no modo como falou deles. Paulo sempre agradecia por eles quando orava a Deus. E também agradeceu por eles quando escreveu suas cartas. Nos 15 primeiros versículos de Romanos 16, Paulo cita 27 irmãos por nome. Paulo mencionou Prisca e Áquila, que “arriscaram o próprio pescoço” por ele, e mencionou Febe como uma irmã “defensora de muitos”, inclusive dele. Paulo elogiou aqueles irmãos e irmãs por serem tão amorosos e por trabalharem tão duro. — Rom. 16:1-15.
9 Paulo sabia que seus irmãos e irmãs eram imperfeitos. Mesmo assim, preferiu encerrar a carta aos romanos mencionando as boas qualidades que tinham. Imagine como esses irmãos e irmãs se sentiram quando a carta de Paulo foi lida em voz alta na congregação! Devem ter ficado muito encorajados. E devem ter sentido que a amizade deles com Paulo ficou mais forte. E você? Costuma agradecer aos irmãos e irmãs da sua congregação pelas coisas boas que falam ou fazem?
10. O que podemos aprender do modo como Jesus mostrou gratidão por seus seguidores?
10 Nas mensagens que enviou para algumas congregações da Ásia Menor, Jesus agradeceu e elogiou tudo o que seus seguidores fizeram. Por exemplo, ele disse para a congregação em Tiatira: “Conheço as suas ações, o seu amor, a sua fé, o seu ministério e a sua perseverança, e sei que as suas ações recentes são mais numerosas do que as anteriores.” (Apo. 2:19) Jesus não apenas falou do ministério e das ações “mais numerosas” que a congregação estava fazendo, mas também a elogiou pelas qualidades por trás de todo o trabalho. Embora precisasse dar conselhos para alguns de Tiatira, Jesus começou e terminou sua mensagem com encorajamento para eles. (Apo. 2:25-28) Pense nisto: Jesus, o cabeça de todas as congregações, não tem a obrigação de nos agradecer pelo trabalho que fazemos para ele. Mesmo assim, ele faz questão de mostrar gratidão. Esse é um excelente exemplo para os anciãos!
ELES NÃO FORAM GRATOS
11. De acordo com Hebreus 12:16, como Esaú tratava coisas sagradas?
11 Infelizmente, houve pessoas na Bíblia que não foram gratas. Por exemplo, Esaú foi criado por pais que amavam e respeitavam a Jeová. Apesar disso, ele não dava valor para coisas sagradas. (Hebreus 12:16.) A ingratidão de Esaú ficou evidente quando ele não pensou duas vezes antes de vender seus direitos de primogênito a Jacó, seu irmão mais novo. E isso em troca de um prato de ensopado! (Gên. 25:30-34) Mais tarde, Esaú se arrependeu muito dessa troca. Mas ele não foi grato pelo que tinha e, por isso, não pôde reclamar quando perdeu as bênçãos de primogênito.
12-13. Como os israelitas mostraram que eram ingratos, e qual foi o resultado?
12 Os israelitas tinham todos os motivos para serem gratos a Jeová. Eles foram libertados da escravidão depois de Jeová mandar as Dez Pragas no Egito. Daí, Deus salvou o povo quando destruiu todo o exército do Egito no Mar Vermelho. Naquele momento, os israelitas ficaram tão gratos que cantaram um cântico de vitória para louvar a Jeová. Mas será que eles continuaram gratos?
13 Assim que surgiram novos problemas, os israelitas esqueceram todas as coisas boas que Jeová tinha feito por eles. Eles logo mostraram sua ingratidão. (Sal. 106:7) Como? A Bíblia diz que “toda a assembleia de Israel começou a se queixar contra Moisés e Arão no deserto” — na verdade, contra Jeová. (Êxo. 16:2, 8) Deus ficou muito decepcionado quando viu a ingratidão do povo. Mais tarde, ele disse que toda aquela geração de israelitas, menos Josué e Calebe, morreria no deserto. (Núm. 14:22-24; 26:65) O que pode nos ajudar a evitar esses maus exemplos e a imitar os bons?
COMO MOSTRAR GRATIDÃO
14-15. (a) Como marido e esposa podem mostrar que são gratos um pelo outro? (b) Como os pais podem ensinar os filhos a mostrar gratidão?
14 Na família. É muito bom quando todos os membros da família mostram gratidão. Quanto mais o marido e a esposa mostram gratidão um pelo outro, mais unidos eles ficam. Eles vão achar mais fácil perdoar os erros um do outro. O marido que dá valor a sua esposa vai além de notar as coisas boas que ela fala ou faz — ele “se levanta e também a elogia”. (Pro. 31:10, 28) E a esposa que age com sabedoria sempre diz para seu marido as coisas que gosta nele.
15 Se você tem filhos, o que pode fazer para ensiná-los a mostrar gratidão? As crianças geralmente imitam os pais. Então, dê o exemplo e diga “obrigado” quando seus filhos fizerem algo por você. Além disso, ensine seus filhos a dizer “obrigado” quando alguém fizer algo bom por eles. Ajude seus filhos a entender que a gratidão deve ser sincera e que palavras de gratidão podem fazer muito bem. Por exemplo, uma mulher chamada Clary disse: “Quando minha mãe tinha 32 anos, ela de repente ficou sozinha cuidando de três filhos. Quando eu fiz 32, fiquei pensando em como tudo aquilo deve ter sido difícil para ela naquela idade. Então, eu disse para minha mãe que era muito grata por todo o sacrifício que ela fez para cuidar de mim e de meus irmãos. Um tempo atrás, ela me disse que guarda com carinho as minhas palavras e que toda vez que se lembra delas seu dia fica mais feliz.”
16. Dê um exemplo de como nossas palavras de agradecimento podem encorajar outros.
16 Na congregação. Dizer a nossos irmãos e irmãs que somos gratos por eles pode encorajá-los bastante. Por exemplo, Jorge, um ancião de 28 anos, ficou muito doente. Ele ficou um mês sem poder assistir às reuniões. Mesmo quando voltou às reuniões, ele ainda não tinha condições de fazer nenhuma parte. Jorge admite: “Eu me sentia inútil porque minhas limitações não me deixavam cuidar de responsabilidades na congregação. Mas no final de uma reunião, um irmão me disse: ‘Eu quero agradecer a você pelo grande exemplo que dá para minha família. Você nem imagina o quanto nós gostamos de ouvir seus discursos nos últimos anos. Eles nos ajudaram a crescer em sentido espiritual.’ Eu fiquei tão emocionado com as palavras dele que comecei a chorar. Aquilo era exatamente o que eu precisava ouvir.”
17. Como Colossenses 3:15 nos incentiva, como podemos mostrar gratidão a Jeová por ele ser tão generoso?
17 Pela generosidade de Deus. Jeová nos dá uma quantidade enorme de alimento espiritual. Por exemplo, ele nos ensina por meio das reuniões, das nossas revistas e de nossos sites. É bem provável que já tenha acontecido de você ouvir um discurso, ler um artigo ou assistir a um vídeo da TV JW e pensar: ‘Parece que foi feito para mim!’ Como você pode mostrar sua gratidão a Jeová? (Colossenses 3:15.) Em suas orações, sempre agradeça a Jeová por esses presentes valiosos. — Tia. 1:17.
18. De que modos podemos mostrar que somos gratos por nosso Salão do Reino?
18 Outro modo de mostrarmos nossa gratidão a Jeová é por cuidar de nosso Salão do Reino. Sempre que possível, participamos da limpeza e da manutenção do salão. E os irmãos que controlam os equipamentos de som e vídeo da congregação fazem isso com cuidado. Quando cuidamos bem de nosso Salão do Reino, ele pode durar por mais tempo e não vai precisar de tantos consertos. Assim, nós ajudamos a organização a usar os donativos para construir e reformar outros Salões do Reino no mundo todo.
19. O que você aprendeu do que aconteceu com um casal de viajantes?
19 Por aqueles que trabalham bastante por nós. Quando agradecemos a uma pessoa, nossas palavras podem ajudá-la a lidar com alguma dificuldade que ela esteja enfrentando. Veja o exemplo de um casal de viajantes. Depois de trabalharem no campo um dia inteiro no inverno, eles voltaram exaustos para sua hospedagem. O frio era tanto que a esposa precisou dormir de casaco. No dia seguinte, ela disse ao marido que não sabia se teria condições de continuar no serviço de circuito. Mas naquela mesma manhã, chegou uma carta de Betel — e era para a esposa. A carta elogiava todo o trabalho e a perseverança dela, e também reconhecia como pode ser difícil ficar toda semana mudando de hospedagem. O marido dela disse: “Ela ficou tão emocionada com o elogio que nunca mais falou em deixar o serviço de viajante. De fato, foi ela quem me encorajou diversas vezes quando eu pensava em parar.” Esse casal continuou no serviço de viajante por quase quarenta anos.
20. O que devemos nos esforçar para fazer todo dia, e por quê?
20 Assim, faça esforço para todo dia mostrar sua gratidão nas coisas que você fala e faz. Pode ser que o seu “obrigado” seja justamente o que uma pessoa precisa para aguentar mais um dia neste mundo cheio de pessoas ingratas. Quando agradecemos uns aos outros, nossos laços de amizade ficam mais fortes e podem durar para sempre. Se nós sempre mostrarmos gratidão, estaremos imitando o grande exemplo de nosso generoso Pai, Jeová.
CÂNTICO 20 Jeová nos deu o seu melhor
a O que Jeová, Jesus e o leproso samaritano nos ensinam sobre mostrar gratidão? Este estudo vai falar do exemplo deles e de outros. Vamos considerar por que é importante mostrar gratidão e relembrar alguns modos práticos de fazer isso.
b ENTENDA MELHOR: Sentir gratidão significa reconhecer de coração algo de bom que uma pessoa fez por você. Também significa reconhecer o valor de algo que você recebeu.
c IMAGEM: Um irmão lê a carta de Paulo na congregação em Roma. Áquila, Prisca, Febe e outros ficam felizes de ouvir seus nomes sendo lidos.
d IMAGEM: Uma mãe mostra para sua filha como agradecer o bom exemplo de uma irmã idosa.