Reis inimigos no tempo do fim
Algumas das profecias mencionadas aqui acontecem ao mesmo tempo. Todas elas provam que estamos vivendo no “tempo do fim”. — Dan. 12:4.
Texto(s) Apo. 11:7; 12:13, 17; 13:1-8, 12
Profecia “A fera” percorre a Terra durante milhares de anos. No tempo do fim, a sétima cabeça dela é ferida. Mais tarde, a cabeça se recupera e “toda a terra” segue a fera. Satanás usa essa fera para “travar guerra com o restante”.
Cumprimento Depois do Dilúvio, surgem governos humanos inimigos de Jeová. Milhares de anos depois, durante a Primeira Guerra Mundial, o Império Britânico perde bastante força, mas se recupera quando os Estados Unidos se unem a ele. Principalmente no tempo do fim, Satanás usa todo seu sistema político para perseguir o povo de Deus.
Texto(s) Dan. 11:25-45
Profecia Durante o tempo do fim, o rei do norte e o rei do sul brigam entre si pelo poder.
Cumprimento A Alemanha e a Potência Anglo-Americana disputam poder. Em 1945, a União Soviética e seus aliados se tornam o rei do norte. Em 1991, a União Soviética entra em colapso e, com o tempo, a Rússia e seus aliados assumem o papel de rei do norte.
Texto(s) Isa. 61:1; Mal. 3:1; Luc. 4:18
Profecia Jeová envia seu “mensageiro” para ‘preparar o caminho’ antes do estabelecimento do Reino Messiânico. Esse grupo começa a “declarar boas novas aos mansos”.
Cumprimento De 1870 em diante, Charles Russell e alguns amigos começam a estudar a Bíblia para descobrir o que ela realmente ensina. Na década de 1880, eles enfatizam que os servos de Deus devem pregar. Eles publicam artigos como “Precisa-se de mil pregadores” e “Ungidos para pregar”.
Texto(s) Mat. 13:24-30, 36-43
Profecia Um inimigo planta joio no campo de trigo de um homem. O homem deixa o joio crescer e esconder o trigo até a época da colheita. Na colheita, o joio é separado do trigo.
Cumprimento A partir de 1870, começa a ficar clara a diferença entre os cristãos verdadeiros e os falsos. Durante o tempo do fim, os cristãos verdadeiros são ajuntados e separados dos cristãos falsos.
Texto(s) Dan. 2:31-33, 41-43
Profecia Os pés de ferro e argila que fazem parte de uma estátua feita de vários metais.
Cumprimento A argila representa pessoas governadas pela Potência Anglo-Americana que protestam contra ela. Por causa disso, essa potência não consegue usar totalmente sua força, que é representada pelo ferro.
Texto(s) Mat. 13:30; 24:14, 45; 28:19, 20
Profecia “O trigo” é ajuntado no “celeiro”, e “o escravo fiel e prudente” é encarregado de cuidar dos “domésticos”. As “boas novas do Reino” passam a ser pregadas “em toda a terra habitada”.
Cumprimento Em 1919, o escravo fiel é encarregado de cuidar do povo de Deus. A partir de então, os Estudantes da Bíblia intensificam sua obra de pregação. Hoje, as Testemunhas de Jeová pregam em mais de 200 países e territórios e produzem material baseado na Bíblia em mais de mil idiomas.
Texto(s) Dan. 12:11; Apo. 13:11, 14, 15
Profecia Uma fera de dois chifres diz aos que moram na Terra que façam “uma imagem da fera” e dá “fôlego à imagem”.
Cumprimento A Potência Anglo-Americana toma a iniciativa de criar a Liga das Nações. Essa organização recebe o apoio de outros países. O rei do norte também se junta à Liga, mas apenas de 1926 a 1933. As pessoas colocam suas esperanças de paz mundial na Liga e em sua sucessora, as Nações Unidas (ONU). Mas isso é algo que só o Reino de Deus pode trazer.
Texto(s) Dan. 8:23, 24
Profecia Um rei de aparência feroz causa “destruição de modo extraordinário”.
Cumprimento A Potência Anglo-Americana já causou muita destruição. Por exemplo, durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos causaram uma destruição nunca vista quando lançaram duas bombas atômicas em um dos inimigos da Potência Anglo-Americana.
Texto(s) Dan. 11:31; Apo. 17:3, 7-11
Profecia A “fera cor de escarlate” com dez chifres sobe do abismo e é um oitavo rei. O livro de Daniel chama esse oitavo rei de “a coisa repugnante que causa desolação”.
Cumprimento A Liga das Nações fica inativa durante a Segunda Guerra Mundial. Depois da guerra, a ONU é ‘estabelecida’. Assim como a Liga, a ONU diz que vai trazer a paz, algo que só o Reino de Deus pode fazer. A ONU vai atacar as religiões.
Texto(s) 1 Tes. 5:3; Apo. 17:16
Profecia As nações proclamam “paz e segurança”, e “os dez chifres” e “a fera” atacam “a prostituta” e a destroem. Em seguida, as nações são destruídas.
Cumprimento As nações talvez digam que conseguiram trazer paz e segurança para o mundo. Então, as nações que apoiam a ONU destroem a religião falsa. Isso marca o começo da grande tribulação. Ela termina com a destruição de todo o mundo de Satanás no Armagedom.
Texto(s) Eze. 38:11, 14-17; Mat. 24:31
Profecia Gogue invade a terra do povo de Deus. Então, os anjos reúnem os “escolhidos”.
Cumprimento O rei do norte, junto com os outros governos do mundo, ataca o povo de Deus. Algum tempo depois do começo desse ataque, os ungidos ainda na Terra são reunidos no céu.
Texto(s) Eze. 38:18-23; Dan. 2:34, 35, 44, 45; Apo. 6:2; 16:14, 16; 17:14; 19:20
Profecia ‘O que está montado’ num “cavalo branco” completa “sua vitória” quando destrói Gogue e seu exército. “A fera” é ‘lançada no lago ardente’ e a estátua gigante é esmigalhada.
Cumprimento Jesus, o Rei do Reino de Deus, vem para salvar o povo de Deus. Com os 144 mil reis e os exércitos de anjos, ele destrói a coalizão de nações. O inteiro sistema político de Satanás é destruído.