‘O Filho está disposto a revelar o Pai’
“Quem o Pai é, ninguém sabe exceto o Filho, e aquele a quem o Filho estiver disposto a revelá-lo.” — LUC. 10:22.
COMO RESPONDERIA?
Por que Jesus se encontrava numa posição sem igual para revelar seu Pai?
Como Jesus revelou seu Pai a outros?
De que maneiras você pode imitar a Jesus em revelar o Pai?
1, 2. Que pergunta intriga a muitos, e por quê?
‘QUEM é Deus?’ Essa pergunta intriga a muitos. Por exemplo, embora a maioria dos cristãos nominais acredite que Deus seja uma Trindade, muitos admitirão que é impossível entender essa doutrina. Certo autor e clérigo reconheceu: “Trata-se de uma doutrina além do alcance da finita mente humana. Está fora do domínio da racionalidade natural ou da lógica humana.” Por outro lado, a maioria dos que aceitam a teoria da evolução acredita que Deus não existe. Atribuem todas as maravilhas da criação ao cego acaso. Mesmo assim, em vez de negar a existência de Deus, Charles Darwin disse: “A conclusão mais segura me parece ser que o assunto inteiro está fora do alcance do intelecto humano.”
2 A maioria das pessoas, sejam quais forem suas crenças, costuma se perguntar a respeito da existência de Deus. Mas quando não chegam a uma conclusão satisfatória, muitos por fim desistem de buscar a Deus. Sem dúvida, Satanás “tem cegado as mentes dos incrédulos”. (2 Cor. 4:4) Não é de admirar que a maior parte da humanidade continue ignorante e confusa com relação à verdade sobre o Pai, o Criador do Universo. — Isa. 45:18.
3. (a) Quem nos revelou o Criador? (b) Que perguntas consideraremos?
3 No entanto, é vital que as pessoas aprendam a verdade sobre Deus. Por quê? Porque apenas os que invocarem “o nome de Jeová” serão salvos. (Rom. 10:13) Invocar o nome de Deus envolve conhecer a Jeová como Pessoa. Jesus Cristo transmitiu esse conhecimento vital a seus discípulos. Ele lhes revelou o Pai. (Leia Lucas 10:22.) Por que Jesus podia revelar o Pai como ninguém mais o poderia? Como Jesus fez isso? E como podemos imitá-lo em revelar o Pai a outros? Consideremos essas perguntas.
JESUS CRISTO — ESPECIALMENTE QUALIFICADO
4, 5. Por que Jesus se encontrava numa posição sem igual para revelar seu Pai?
4 Jesus era especialmente qualificado para revelar seu Pai. Por quê? Porque antes de terem sido criadas todas as outras formas de vida, a criatura espiritual que mais tarde se tornou o humano Jesus já existia no céu como “Filho unigênito de Deus”. (João 1:14; 3:18) Uma posição sem igual! Antes de qualquer outra criatura vir a existir, o Filho já desfrutava da calorosa atenção de seu Pai e aprendia sobre Ele e Suas qualidades. O Pai e o Filho com certeza se comunicavam extensivamente e desenvolveram profundo afeto mútuo ao longo de incontáveis eras. (João 5:20; 14:31) Que riqueza de compreensão a respeito da personalidade de seu Pai o Filho deve ter adquirido! — Leia Colossenses 1:15-17.
5 O Pai designou o Filho como porta-voz, “A Palavra de Deus”. (Rev. 19:13) Portanto, Jesus se encontrava numa posição sem igual para revelar o Pai a outros. Apropriadamente, o evangelista João se refere a Jesus, “a Palavra”, como estando “na posição junto ao seio do Pai”. (João 1:1, 18) João faz alusão a um costume da época na hora das refeições. Era comum um convidado reclinar-se ao lado do outro, no mesmo divã. Estando bem próximos, os dois podiam facilmente conversar. Assim, o Filho, estando “na posição junto ao seio”, tinha conversas francas com o seu Pai.
6, 7. Como a relação entre o Pai e o Filho prosperava?
6 A relação entre o Pai e o Filho prosperava. O Filho ‘veio a ser aquele de quem Deus gostava especialmente de dia a dia’. (Leia Provérbios 8:22, 23, 30, 31.) É lógico, portanto, que o vínculo entre os dois se fortalecia à medida que trabalhavam juntos e o Filho aprendia a imitar as qualidades do Pai. Com a criação de outras criaturas inteligentes, o Filho observava como Jeová lidava com cada uma delas e seu apreço pela personalidade de Deus certamente aumentava.
7 Até mesmo o desafio mais tarde lançado por Satanás contra a legitimidade da soberania de Jeová deu ao Filho a oportunidade de aprender como Jeová exerceria o amor, a justiça, a sabedoria e o poder diante de uma situação difícil. Isso, por sua vez, sem dúvida prepararia Jesus para lidar com as dificuldades que ele mesmo mais tarde encontrasse no seu ministério na Terra. — João 5:19.
8. Como os Evangelhos nos ajudam a aprender muito sobre as qualidades do Pai?
8 Por causa de sua estreita relação com Jeová, o Filho revelou as qualidades do Pai com mais detalhes do que qualquer outra pessoa poderia revelar. Haveria maneira melhor de conhecermos o Pai do que considerar o que seu Filho unigênito ensinou e fez? Para ilustrar, pense como seria difícil entender plenamente o significado da palavra “amor” por apenas ler sua definição no dicionário. No entanto, refletirmos nos vívidos relatos dos evangelistas sobre o ministério de Jesus e como ele se importava com os outros nos dá boa compreensão do sentido da declaração “Deus é amor”. (1 João 4:8, 16) O mesmo se dá com outras qualidades de Deus que Jesus revelou a seus discípulos quando estava na Terra.
COMO JESUS REVELOU SEU PAI
9. (a) De que duas maneiras básicas Jesus revelou seu Pai? (b) Dê um exemplo de como Jesus revelou seu Pai por meio de seu ensino.
9 Como Jesus revelou o Pai a seus discípulos e, por extensão, a seus futuros seguidores? Ele fez isso de duas maneiras básicas: pelos seus ensinos e por meio de sua conduta. Vejamos primeiro os ensinos de Jesus. O que ele ensinou a seus seguidores refletiu sua profunda compreensão dos pensamentos, sentimentos e atitudes de seu Pai. Por exemplo, Jesus comparou seu Pai a um dedicado dono de rebanho que sai à procura de uma ovelha perdida. Jesus disse que, quando o dono a encontra, ele ‘se alegra mais com ela do que com as noventa e nove que não se perderam’. Qual era o sentido dessa ilustração? “Do mesmo modo”, explicou Jesus, “não é algo desejável para meu Pai, que está no céu, que pereça um destes pequenos”. (Mat. 18:12-14) O que essa ilustração lhe ensina sobre Jeová? Mesmo que vez por outra você se julgue de pouco valor ou esquecido por outros, seu Pai celestial se interessa e zela por você. Para ele, você é um “destes pequenos”.
10. Como Jesus revelou o Pai por meio de sua própria conduta?
10 A segunda maneira de Jesus revelar o Pai a seus discípulos foi por meio de sua conduta. Assim, quando o apóstolo Filipe pediu a Jesus: “Mostra-nos o Pai”, Jesus pôde dizer: “Quem me tem visto, tem visto também o Pai.” (João 14:8, 9) Veja alguns exemplos de como Jesus refletiu as qualidades do Pai. Quando um leproso suplicou a Jesus que o curasse, Jesus tocou nesse homem “cheio de lepra” e lhe disse: “Eu quero. Torna-te limpo.” Ao ser curado, o leproso sem dúvida podia ver a mão de Jeová na ação de Jesus. (Luc. 5:12, 13) Também, na morte de Lázaro, os discípulos certamente se aperceberam da compaixão do Pai quando Jesus “gemeu no espírito e ficou aflito” e ‘se entregou ao choro’. Embora Jesus soubesse que iria ressuscitar Lázaro, ele sentia a evidente dor da família e dos amigos de Lázaro. (João 11:32-35, 40-43) Você sem dúvida tem seus relatos bíblicos preferidos que o habilitam a ver a misericórdia do Pai exemplificada nas ações de Jesus.
11. (a) Ao purificar o templo, o que Jesus revelou a respeito de seu Pai? (b) Por que o relato sobre a purificação do templo nos reanima?
11 Mas que conclusão você tira da purificação do templo realizada por Jesus? Visualize a cena: Jesus faz um chicote de cordas e expulsa os vendedores de gado e de ovelhas. Ele espalha as moedas dos cambistas e derruba as suas mesas. (João 2:13-17) Vendo essa ação vigorosa, os discípulos se lembraram das palavras proféticas do Rei Davi: “Consumiu-me o puro zelo pela tua casa.” (Sal. 69:9) Por agir com firmeza, Jesus mostrou forte desejo de defender a adoração verdadeira. Você vê nesse relato a personalidade do Pai? Ele nos faz lembrar de que Deus tem não só o ilimitado poder de eliminar a perversidade da face da Terra, mas também o desejo ardente de fazer isso. Esse retrato da forte reação de Jesus à transgressão revela o que o Pai certamente sente ao ver o atual aumento da perversidade na Terra. Como isso é reanimador ao enfrentarmos injustiças!
12, 13. O que nos ensina sobre Jeová a maneira como Jesus tratava seus discípulos?
12 Vejamos outro exemplo — o modo como Jesus tratou seus discípulos. Eles insistiam em discutir quem deles era o maior. (Mar. 9:33-35; 10:43; Luc. 9:46) Com base na sua longa vivência com o Pai, Jesus sabia o que Jeová acha dessas tendências orgulhosas. (2 Sam. 22:28; Sal. 138:6) Além disso, Jesus havia visto Satanás, o Diabo, manifestar essas inclinações. Esse personagem egotista se preocupava muito com destaque e posição. Assim, deve ter sido muito triste para Jesus ver essa atitude ambiciosa ainda existir entre os discípulos que ele havia treinado. Ela se manifestava até mesmo entre os que ele escolhera como apóstolos! Eles mostraram certa ambição até no último dia da vida de Jesus na Terra. (Luc. 22:24-27) No entanto, Jesus sempre os repreendia com bondade, sem nunca perder a esperança de que eles por fim aprenderiam a imitar a atitude mental humilde que o caracterizava. — Fil. 2:5-8.
13 Você vê a mão do Pai no modo como Jesus pacientemente corrigiu as tendências erradas de seus discípulos? Você vê o Pai nas ações e nas palavras de Jesus? Um Pai que não abandona seu povo apesar de suas repetidas falhas? Será que esse conhecimento das qualidades de Deus não nos motiva a nos aproximar dele e a expressar arrependimento ao cometermos erros?
O FILHO ESTAVA DISPOSTO A REVELAR O PAI
14. Como Jesus mostrou que estava disposto a revelar seu Pai?
14 Muitos ditadores tentam manter o povo sob controle e na ignorância por privá-lo de informações. Em contraste, Jesus estava disposto a partilhar o que sabia sobre Jeová. E revelou o Pai plenamente a outros. (Leia Mateus 11:27.) Além disso, Jesus conferiu a seus discípulos a ‘capacidade intelectual para obterem conhecimento’ do Deus verdadeiro, Jeová. (1 João 5:20) O que isso significa? Jesus abriu a mente de seus seguidores para que entendessem seus ensinos a respeito do Pai. Ele não ocultou seu Pai numa nuvem de mistério por ensinar que Jeová fosse parte de uma incompreensível Trindade.
15. Por que Jesus evitou dar certas informações a respeito de seu Pai?
15 Será que Jesus revelou tudo o que sabia a respeito de seu Pai? Não, ele sabiamente evitou partilhar muitas coisas que sabia. (Leia João 16:12.) Por quê? Porque àquela altura seus discípulos ‘não eram capazes de suportar’ tal conhecimento. Como Jesus explicou, porém, muito conhecimento seria revelado com a chegada do “ajudador”, o espírito santo, que os guiaria “a toda a verdade”. (João 16:7, 13) Como no caso de pais sensatos que talvez evitem dar certas informações a seus filhos até que estes tenham idade suficiente para entender, Jesus esperou até que os discípulos se tornassem maduros e capazes de entender certos fatos a respeito do Pai. Jesus bondosamente levou em conta as limitações deles.
IMITE A JESUS POR AJUDAR OUTROS A CONHECER A JEOVÁ
16, 17. Por que você pode revelar o Pai a outros?
16 Quando você conhece bem uma pessoa e gosta de sua amorosa personalidade, não sente vontade de falar a outros sobre ela? Quando esteve na Terra, Jesus falou a respeito de seu Pai. (João 17:25, 26) É possível imitá-lo por revelar Jeová a outros?
17 Como vimos, Jesus tinha um conhecimento muito mais profundo sobre seu Pai do que outros. No entanto, ele estava disposto a partilhar parte do que sabia, até mesmo dando a seus seguidores a capacidade intelectual para assimilar aspectos mais profundos da personalidade de Deus. Jesus nos ajudou a ter apreço pelo nosso Pai de um modo que a maioria das pessoas não tem. Somos muito gratos de que Jesus, por meio de seus ensinos e conduta, de bom grado nos revelou seu Pai. De fato, podemos corretamente ‘nos jactar’ de conhecer o Pai. (Jer. 9:24; 1 Cor. 1:31) Por termos nos esforçado em nos achegar a Jeová, ele se achegou a nós. (Tia. 4:8) Portanto, podemos partilhar nosso conhecimento com outros. Como fazer isso?
18, 19. De que maneiras você pode revelar o Pai a outros? Explique.
18 Temos de imitar a Jesus por revelar o Pai em palavras e ações. Lembre-se de que muitas pessoas que encontramos no serviço de campo não conhecem a Deus. Ensinos falsos talvez tenham obscurecido o conceito delas sobre Jeová. Podemos partilhar com elas o que sabemos sobre o nome de Deus, seu propósito para os humanos e sua personalidade, conforme nos revela a Bíblia. Além disso, podemos considerar com nossos irmãos alguns relatos bíblicos que revelam a personalidade de Deus de um modo que não percebíamos antes. Assim eles também podem se beneficiar.
19 Que dizer de você revelar o Pai por meio de sua conduta ao se empenhar em imitar a Jesus? Ao verem nas nossas ações o amor de Cristo, as pessoas serão atraídas tanto ao Pai como a Jesus. (Efé. 5:1, 2) O apóstolo Paulo nos incentiva a ‘nos tornar imitadores dele assim como ele era de Cristo’. (1 Cor. 11:1) Que privilégio maravilhoso é ajudarmos pessoas a ver a Jeová por meio de nossa conduta! Sim, continuemos a imitar a Jesus por revelar o Pai a outros.