Você toma a dianteira em honrar seus irmãos?
“Em amor fraternal, tende terna afeição uns para com os outros. Tomai a dianteira em dar honra uns aos outros.” — ROM. 12:10.
1, 2. (a) Que exortação Paulo dá na sua carta aos romanos? (b) Que perguntas consideraremos?
NA SUA carta aos romanos, o apóstolo Paulo frisa a importância de nós, como cristãos, mostrarmos amor na congregação. Ele nos lembra de que o nosso amor deve ser “sem hipocrisia”. Menciona também o “amor fraternal” e diz que esse amor deve ser mostrado com “terna afeição”. — Rom. 12:9, 10a.
2 É óbvio que amor fraternal significa mais do que apenas sentir afeição por outros. A afeição tem de ser demonstrada por ações. Afinal, ninguém saberá de nosso amor e afeto a menos que forneçamos amostras, por assim dizer. Assim, Paulo acrescenta esta exortação: “Tomai a dianteira em dar honra uns aos outros.” (Rom. 12:10b) O que está envolvido em dar honra? Por que é importante tomar a dianteira em honrar nossos irmãos? Como podemos fazer isso?
Respeito e honra
3. Qual é o sentido da palavra “honra” nos idiomas originais da Bíblia?
3 A principal palavra hebraica para “honra” significa literalmente “peso”. A pessoa que é honrada é considerada de peso, ou importante. A mesma palavra hebraica é também traduzida por “glória” nas Escrituras, o que confirma a alta consideração que se mostra a alguém que é honrado. (Gên. 45:13) A palavra grega traduzida “honra” na Bíblia transmite o mesmo sentido de estima, valor, preciosidade. (Luc. 14:10) Sim, aqueles que honramos são preciosos e valiosos para nós.
4, 5. Que relação existe entre honrar e respeitar? Ilustre.
4 O que significa honrar outros? Começa com o respeito. De fato, as palavras “honra” e “respeito” muitas vezes são usadas em conjunto porque têm estreita relação entre si. Honra é a manifestação, ou exibição, de respeito. Em outras palavras, respeito refere-se primariamente a como encaramos nosso irmão, enquanto honra refere-se a como o tratamos.
5 Como um cristão pode honrar genuinamente seus irmãos se não tem sincero respeito por eles? (3 João 9, 10) Assim como uma planta se desenvolve bem e resiste apenas se tiver raízes num bom solo, a honra só é genuína e permanente se tiver raízes no sincero respeito. Visto que a honra insincera não nasce de um respeito genuíno, mais cedo ou mais tarde ela murchará. Portanto, não é de admirar que Paulo tenha introduzido sua exortação de dar honra com esta declaração incisiva: “Seja o vosso amor sem hipocrisia.” — Rom. 12:9; leia 1 Pedro 1:22.
Honre os que foram criados “na semelhança de Deus”
6, 7. Por que devemos respeitar os outros?
6 Visto que o sincero respeito é fundamental para dar honra, nunca devemos desperceber as razões bíblicas para respeitar todos os nossos irmãos. Consideremos, então, duas dessas razões.
7 Diferentemente de outras criaturas na Terra, os humanos foram criados “na semelhança de Deus”. (Tia. 3:9) Assim, possuímos atributos divinos como amor, sabedoria e justiça. Note o que mais recebemos de nosso Criador. O salmista declara: “Ó Jeová . . . , tu, cuja dignidade é narrada acima dos céus! . . . Também passaste a [fazer o homem] um pouco menor que os semelhantes a Deus, e então o coroaste de glória e de esplendor [“honra”, Almeida].” (Sal. 8:1, 4, 5; 104:1)a Os humanos em geral são coroados, ou adornados, por Deus com certa medida de dignidade, glória e honra. Assim, quando dignificamos outra pessoa estamos, na realidade, reconhecendo a Fonte da dignidade humana, Jeová. Então, se temos razões válidas para respeitar as pessoas em geral, quanto mais devemos respeitar nossos irmãos! — João 3:16; Gál. 6:10.
Membros de uma só família
8, 9. Que razão Paulo menciona para respeitar os irmãos?
8 Paulo menciona outra razão para respeitarmos uns aos outros. Pouco antes de exortar a dar honra, ele diz: “Em amor fraternal, tende terna afeição uns para com os outros.” A expressão grega traduzida “terna afeição” refere-se ao forte vínculo que une uma família amorosa, cujos membros se apoiam mutuamente. Assim, por usar essa expressão, Paulo enfatiza que as relações na congregação devem ser fortes e calorosas como numa família bem achegada. (Rom. 12:5) Tenha também em mente que Paulo escreveu essas palavras a cristãos ungidos, todos os quais adotados como filhos pelo mesmo Pai, Jeová. Assim, num sentido muito significativo, eles eram uma unida família. Portanto, os cristãos ungidos nos dias de Paulo tinham realmente uma forte razão para respeitar uns aos outros. O mesmo se aplica aos ungidos hoje.
9 Que dizer dos que são das “outras ovelhas”? (João 10:16) Embora ainda não tenham sido adotados como filhos de Deus, eles podem de direito chamar um ao outro de irmão ou de irmã porque formam uma unida família cristã mundial. (1 Ped. 2:17; 5:9) Assim, se os das outras ovelhas sabem exatamente o que significa usar os termos “irmão” ou “irmã”, eles têm também uma forte razão para ter sincero respeito pelos seus companheiros de adoração. — Leia 1 Pedro 3:8.
Por que é tão importante?
10, 11. Por que é tão importante mostrar respeito e dar honra?
10 Por que mostrar respeito e dar honra é tão importante? Pela seguinte razão: honrar nossos irmãos e irmãs contribui muito para o bem-estar e a união da congregação inteira.
11 Naturalmente, sabemos que uma estreita relação com Jeová e o apoio de seu espírito são as fontes de força mais poderosas que temos como cristãos verdadeiros. (Sal. 36:7; João 14:26) Ao mesmo tempo, quando nossos irmãos mostram que nos apreciam, nós nos sentimos encorajados. (Pro. 25:11) Uma sincera expressão de apreço e respeito nos edifica. Dá-nos mais força para prosseguir com alegria e determinação no caminho da vida. Você sem dúvida já deve ter sentido isso.
12. Como cada um de nós pode contribuir para um clima caloroso e amoroso na congregação?
12 Assim sendo, visto que Jeová conhece a nossa necessidade inata de ser respeitados, por meio de sua Palavra ele apropriadamente nos exorta: “Esforcem[-se] para tratar uns aos outros com respeito.” (Rom. 12:10, Bíblia na Linguagem de Hoje; leia Mateus 7:12.) Todos os cristãos que acatam esse perene conselho contribuem para um clima de cordialidade e amor na fraternidade cristã. Assim, faremos bem em parar e nos perguntar: ‘Quando foi a última vez que expressei por palavras e ações meu sincero respeito por um irmão ou uma irmã na congregação?’ — Rom. 13:8.
Uma obrigação específica de todos
13. (a) Quem deve tomar a dianteira em dar honra? (b) O que indicam as palavras de Paulo em Romanos 1:7?
13 Quem deve tomar a dianteira em dar honra? Na sua carta aos hebreus, Paulo referiu-se aos anciãos cristãos como os “que tomam a dianteira entre vós”. (Heb. 13:17) De fato, os anciãos tomam a dianteira em muitas atividades. E, como pastores do rebanho, eles certamente devem tomar a dianteira também em honrar seus irmãos na fé — incluindo os coanciãos. Por exemplo, quando os anciãos se reúnem para tratar das necessidades espirituais da congregação, eles honram uns aos outros por ouvir com atenção os comentários de qualquer um dos anciãos. Além disso, dão honra por levar em conta os conceitos e as expressões de todos os anciãos ao tomar uma decisão. (Atos 15:6-15) Devemos nos lembrar, porém, que a carta de Paulo aos romanos não foi dirigida apenas aos anciãos mas também à inteira congregação. (Rom. 1:7) Assim, por extensão, a exortação de tomar a dianteira em dar honra se aplica a todos nós hoje.
14. (a) Ilustre a diferença entre dar honra e tomar a dianteira em fazer isso. (b) O que podemos nos perguntar?
14 Note também o seguinte aspecto do conselho de Paulo. Ele instou seus irmãos em Roma a não apenas dar honra mas também a tomar a dianteira nesse sentido. Por que isso faz diferença? Pense neste exemplo: será que um professor exortaria um grupo de alunos alfabetizados a aprender a ler? Não. Eles já sabem ler. Em vez disso, o professor desejaria ajudar os alunos a ler melhor. De modo similar, o amor que temos uns pelos outros, que nos motiva a dar honra, já é um sinal identificador dos cristãos verdadeiros. (João 13:35) No entanto, assim como alunos alfabetizados podem progredir por aprimorar sua capacidade de leitura, nós podemos progredir por tomar a dianteira em dar honra. (1 Tes. 4:9, 10) A cada um de nós se impôs essa obrigação específica. Podemos nos perguntar: ‘Estou fazendo isso — tomando a iniciativa em honrar outros na congregação?’
Honrar os “humildes”
15, 16. (a) Ao dar honra, a quem não devemos desperceber, e por quê? (b) O que pode indicar que temos sincero respeito por todos os nossos irmãos?
15 Ao dar honra, quem na congregação não deve ser despercebido? A Palavra de Deus diz: “Aquele que mostra favor ao de condição humilde está emprestando a Jeová, e Ele lhe retribuirá o seu tratamento.” (Pro. 19:17) Como o princípio contido nessas palavras deve nos afetar ao nos empenharmos em tomar a dianteira em dar honra?
16 Você concordará que, de alguma forma, a maioria das pessoas honra seus superiores, mas essas mesmas pessoas talvez tratem aqueles que consideram inferiores com pouco ou nenhum respeito. Jeová, porém, não age assim. Ele declara: “Honrarei os que me honrarem.” (1 Sam. 2:30; Sal. 113:5-7) Jeová honra a todos os que o servem e lhe dão honra. Ele não ignora os “humildes”. (Leia Isaías 57:15; 2 Crô. 16:9) Naturalmente, desejamos imitar a Jeová. Assim, se desejamos avaliar como estamos nos saindo em dar honra genuína, é bom nos perguntar: ‘Como trato os que não têm cargo de destaque ou de responsabilidade na congregação?’ (João 13:14, 15) A resposta a essa pergunta revela muito com relação ao grau de sincero respeito que temos pelos outros. — Leia Filipenses 2:3, 4.
Mostrar honra por dar de nosso tempo
17. Qual é uma das principais maneiras de tomar a dianteira em dar honra, e por quê?
17 Qual é uma das principais maneiras de tomar a iniciativa em honrar a todos na congregação? É por dar a outros de nosso tempo. Como assim? Quais cristãos, temos uma vida atarefada, e as muitas importantes atividades congregacionais tomam grande parte de nosso tempo. Portanto, não é de admirar que encaremos o tempo como precioso. Entendemos, também, que não devemos exigir que nossos irmãos nos deem enormes porções de seu tempo. Da mesma forma, apreciamos quando outros na congregação entendem que não devem exigir demais de nosso tempo.
18. Segundo a ilustração na página 18, como podemos mostrar nossa prontidão de dar de nosso tempo a irmãos?
18 Não obstante, é reconhecido também (em especial pelos que servem como pastores na congregação) que a prontidão de interromper nossas atividades a fim de dar de nosso tempo para os irmãos demonstra que os respeitamos. Em que sentido? Por parar nossas atividades a fim de dar parte de nosso tempo a um irmão, estamos na realidade lhe transmitindo esta ‘mensagem’: ‘Você é tão valioso para mim que considero mais importante tirar tempo para você do que continuar o que estou fazendo.’ (Mar. 6:30-34) O contrário também é verdade. Se relutarmos em parar nossas atividades a fim de conceder tempo para nosso irmão, este poderá sentir-se pouco valorizado por nós. Naturalmente, admite-se que há ocasiões em que um assunto urgente não pode ser interrompido. Ainda assim, a nossa prontidão — ou a nossa relutância — em dar de nosso tempo a outros revela muito sobre o grau de respeito que temos no coração pelos irmãos. — 1 Cor. 10:24.
Esteja decidido a tomar a dianteira
19. Além de lhes dar de nosso tempo, de que outro modo podemos honrar nossos irmãos?
19 Há ainda outras maneiras importantes de honrar os irmãos. Por exemplo, além de nosso tempo, devemos dar-lhes também nossa atenção. Mais uma vez, Jeová dá o exemplo. O salmista Davi declara: “Os olhos de Jeová estão atentos aos justos e seus ouvidos estão atentos ao seu clamor por ajuda.” (Sal. 34:15) Nós nos esforçamos em imitar a Jeová por voltar os olhos e os ouvidos — nossa plena atenção — aos nossos irmãos, em especial quando nos pedem ajuda. Por fazermos isso, nós os honramos.
20. Que lembretes quanto a dar honra desejamos ter em mente?
20 Como vimos, desejamos ter bem claro na mente por que devemos respeitar com sinceridade os irmãos. Além disso, buscamos oportunidades para sermos os primeiros em expressar honra a todos, incluindo os humildes. Por darmos esses passos, fortalecemos os vínculos de amor e união fraternal na congregação. Portanto, continuemos todos não apenas a dar honra mas, em especial, a tomar a dianteira em honrar uns aos outros. Você está decidido a fazer exatamente isso?
[Nota(s) de rodapé]
a As expressões de Davi no Salmo 8 também são proféticas, apontando para o homem perfeito Jesus Cristo. — Heb. 2:6-9.
Lembra-se?
• Qual é a relação entre honra e respeito?
• Que razões temos para honrar nossos irmãos?
• Por que é importante honrar uns aos outros?
• De que maneiras podemos honrar nossos irmãos?
[Foto na página 18]
Como podemos honrar nossos irmãos?