“Filhos, sede obedientes aos vossos pais”
“Filhos, sede obedientes aos vossos pais em união com o Senhor, pois isto é justo.” — EFÉSIOS 6:1.
1. Como a obediência pode protegê-lo?
TALVEZ estejamos vivos hoje por causa de nossa obediência, ao passo que outros morreram por desobedecerem. Obediência a quê? A alertas, por exemplo, de nosso corpo “feito maravilhosamente”. (Salmo 139:14) Nossos olhos vêem nuvens escuras, os ouvidos ouvem trovões. Daí, a descarga elétrica no ar faz os cabelos arrepiarem. Para os que foram ensinados sobre os perigos em potencial, esses são sinais que indicam que é preciso buscar abrigo contra a iminente tempestade com seus raios e granizos que podem ameaçar a vida.
2. Por que as crianças precisam de alertas, e por que devem obedecer aos pais?
2 Vocês, jovens, precisam de alertas a respeito de perigos, e seus pais têm o dever de provê-los. Talvez já tenha ouvido: “Não mexa no fogão. Está quente!” “Fique só no raso. É perigoso!” “Olhe para os dois lados antes de atravessar a rua.” Infelizmente, muitas crianças já se feriram, ou até morreram, por não obedecerem. Obedecer aos pais “é justo” — correto e apropriado. É também sábio. (Provérbios 8:33) Outro texto bíblico diz que é “bem agradável” ao nosso Senhor Jesus Cristo. De fato, Deus ordena que você obedeça aos pais. — Colossenses 3:20; 1 Coríntios 8:6.
Recompensas eternas da obediência
3. Para a maioria de nós, o que é a “verdadeira vida”, e como os filhos podem esperar obtê-la?
3 A obediência aos pais protege sua “vida agora”, mas também possibilitará que você ganhe a vida “que há de vir”, também chamada de “verdadeira vida”. (1 Timóteo 4:8; 6:19) Para a maioria de nós, a verdadeira vida será a vida sem fim na Terra no novo mundo de Deus, que ele promete aos que obedecem fielmente aos seus mandamentos. Desses, um dos principais é: “‘Honra a teu pai e a tua mãe’, que é o primeiro mandado com promessa: ‘Para que te vá bem e perdures por longo tempo na terra.’” Portanto, você será feliz se obedecer aos pais. Seu futuro será seguro, com a possibilidade de viver para sempre numa Terra paradísica. — Efésios 6:2, 3.
4. Como os filhos podem honrar a Deus, e com que benefícios?
4 Se você honrar os pais por obedecê-los, estará também honrando a Deus, pois é ele quem lhe ordena que os obedeça. Ao mesmo tempo, você se beneficia disso. “Eu, Jeová, sou teu Deus, Aquele que te ensina a tirar proveito”, diz a Bíblia. (Isaías 48:17; 1 João 5:3) Como você se beneficia de ser obediente? A obediência dos filhos alegra os pais que, por sua vez, com certeza mostrarão seu agrado de maneiras que tornarão a vida dos filhos mais feliz. (Provérbios 23:22-25) O mais importante, porém, é que sua obediência alegra o Pai celestial, que o recompensará de muitas formas. Vejamos como Jeová abençoou e protegeu Jesus, que disse sobre si mesmo: “Faço sempre as coisas que lhe agradam.” — João 8:29.
Jesus — um bom trabalhador
5. Que razões temos para acreditar que Jesus era um bom trabalhador?
5 Jesus foi o primogênito de sua mãe, Maria. Seu pai adotivo, José, era carpinteiro. Jesus também se tornou carpinteiro, evidentemente ensinado por José. (Mateus 13:55; Marcos 6:3; Lucas 1:26-31) Que tipo de carpinteiro você acha que Jesus era? Quando estava no céu, na condição de sabedoria personificada (antes de ser concebido de forma milagrosa por sua mãe virgem), ele disse: “Vim a estar ao seu lado [de Deus] como mestre-de-obras, e vim a ser aquele de quem ele gostava especialmente de dia a dia.” Deus aprovou Jesus, que no céu era um bom trabalhador. Você não acha que, quando era jovem na Terra, Jesus também se esforçou para ser um bom trabalhador, um bom carpinteiro? — Provérbios 8:30; Colossenses 1:15, 16.
6. (a) O que o leva a crer que Jesus, quando era criança, ajudava nas tarefas de casa? (b) De que maneiras os jovens podem imitar a Jesus?
6 Sem dúvida, Jesus também brincava na infância, como era comum entre as crianças, segundo a Bíblia. (Zacarias 8:5; Mateus 11:16, 17) Mas esteja certo de que, como filho mais velho numa família grande de poucos recursos, ele tinha tarefas a realizar, além de ser treinado por José no ofício de carpinteiro. Mais tarde, Jesus tornou-se pregador e dedicou-se ao ministério mesmo à custa de confortos pessoais. (Lucas 9:58; João 5:17) Consegue ver maneiras em que você pode imitar a Jesus? Por exemplo, seus pais lhe pedem para limpar seu quarto ou realizar outras tarefas? Eles o incentivam a participar na adoração de Deus por assistir às reuniões cristãs e falar a outros sobre suas crenças? Como você acha que o jovem Jesus teria atendido a esses pedidos?
Excelente estudante da Bíblia e instrutor
7. (a) Junto com quem Jesus provavelmente viajou para a Páscoa? (b) Onde Jesus estava quando outros iniciaram a viagem de volta, e por que estava ali?
7 Todos os varões de uma família israelita eram convocados a adorar a Jeová no templo durante as três festividades judaicas. (Deuteronômio 16:16) Quando Jesus tinha 12 anos, possivelmente sua família inteira, incluindo os meios-irmãos e as meias-irmãs, viajou a Jerusalém para a Páscoa. A família talvez tenha sido acompanhada por Salomé, provável irmã de Maria, seu marido Zebedeu e os filhos Tiago e João, que mais tarde se tornaram apóstolos.a (Mateus 4:20, 21; 13:54-56; 27:56; Marcos 15:40; João 19:25) Na viagem de volta, José e Maria devem ter imaginado que Jesus estivesse com parentes, de modo que a ausência dele de início não foi notada. Três dias depois, quando Maria e José finalmente o encontraram, Jesus estava no templo, “sentado no meio dos instrutores, e escutando-os e interrogando-os”. — Lucas 2:44-46.
8. O que Jesus fazia no templo, e por que as pessoas estavam admiradas?
8 Em que sentido Jesus ‘interrogava’ os instrutores? As suas perguntas talvez não tenham sido apenas do tipo para matar a curiosidade ou obter informações. A palavra grega usada aqui pode referir-se também a um inquérito, ou minucioso interrogatório judicial. De maneira que, mesmo jovem, Jesus já era um estudante das Escrituras que causava admiração nos cultos instrutores religiosos. “Todos os que o escutavam ficavam constantemente pasmados com o seu entendimento e suas respostas”, diz a Bíblia. — Lucas 2:47.
9. Como você pode imitar o exemplo de Jesus quanto a estudar as Escrituras?
9 O que você acha que habilitou Jesus a, mesmo com pouca idade, impressionar até instrutores experientes com seu conhecimento das Escrituras? Naturalmente, ele foi abençoado por ter pais tementes a Deus que, desde a infância, o instruíram nas leis divinas. (Êxodo 12:24-27; Deuteronômio 6:6-9; Mateus 1:18-20) Podemos também ter certeza de que José levava o jovem Jesus à sinagoga para ouvir a leitura e explicação das Escrituras. Você também tem a bênção de ter pais que estudam a Bíblia com você e o levam às reuniões cristãs? Você valoriza os esforços deles como Jesus valorizava os de seus pais? Partilha com outros o que aprende, como Jesus fazia?
Jesus era submisso
10. (a) Por que os pais de Jesus deviam saber onde encontrá-lo? (b) Que ótimo exemplo Jesus deu para os filhos?
10 Como você acha que Maria e José se sentiram quando finalmente, depois de três dias, encontraram Jesus no templo? Sem dúvida, muito aliviados! Jesus, porém, admirou-se de que seus pais não soubessem onde ele estava. Ambos sabiam a respeito de seu nascimento milagroso. Além disso, embora não conhecessem os detalhes, com certeza sabiam algo sobre o futuro papel de Jesus como Salvador e Governante do Reino de Deus. (Mateus 1:21; Lucas 1:32-35; 2:11) Assim, Jesus perguntou-lhes: “Por que tivestes de ir à minha procura? Não sabíeis que eu tenho de estar na casa de meu Pai?” No entanto, de forma obediente, Jesus partiu com seus pais e voltou para casa em Nazaré. A Bíblia diz: “Continuou a estar-lhes sujeito.” Além do mais, “sua mãe . . . guardava cuidadosamente todas essas declarações no coração”. — Lucas 2:48-51.
11. Que lição a respeito de obediência você pode aprender de Jesus?
11 Você acha fácil imitar a Jesus, sempre obedecendo aos pais? Ou pensa que eles muitas vezes não entendem o mundo de hoje e que você sabe mais do que eles? Pode ser que você saiba mais do que eles sobre certas coisas — como celulares, computadores, ou outros aparelhos modernos. Mas pense em Jesus, que, com “seu entendimento e suas respostas”, deixou abismados os experientes instrutores. É provável que concorde que, em comparação com ele, você sabe pouco. No entanto, Jesus era submisso aos pais. Isso não significa necessariamente que ele sempre concordou com as decisões deles. Mesmo assim, “continuou a estar-lhes sujeito” durante toda a adolescência. Que lição você acha que pode aprender de seu exemplo? — Deuteronômio 5:16, 29.
Obediência — um desafio
12. Como a obediência pode salvar a sua vida?
12 Nem sempre é fácil ser obediente, como mostra o que aconteceu alguns anos atrás quando duas jovens preferiram atravessar correndo uma rodovia de seis pistas, em vez de usar a passarela. “Como é, João”, disseram para um colega que se dirigia para a passarela. “Você vai conosco, não vai?” Quando ele hesitou, uma delas gritou: “Você é um maricas!” João não tinha medo de cruzar a pista, mas ele disse: “Tenho de obedecer à minha mãe.” Pouco depois, na passarela, ele ouviu o “canto” de pneus e olhou para baixo no momento exato em que as duas jovens foram atropeladas. Uma delas morreu e a outra teve a perna amputada. A mãe delas, que as havia advertido de usar a passarela, mais tarde disse para a mãe de João: “Eu certamente gostaria que elas tivessem sido tão obedientes quanto seu filho!” — Efésios 6:1.
13. (a) Por que você deve obedecer aos pais? (b) Quando seria correto o filho não fazer o que o pai ou a mãe o mandam fazer?
13 Por que Deus diz: “Filhos, sede obedientes aos vossos pais”? Porque, por obedecer aos pais, você estará obedecendo a Ele. Além disso, seus pais têm mais experiência do que você. Por exemplo, apenas cinco anos antes do acidente relatado no parágrafo anterior, uma amiga da mãe de João perdeu um filho que tentou atravessar aquela mesma rodovia. É verdade que talvez nem sempre seja fácil obedecer aos pais, mas Deus diz que você deve fazer isso. Mas se os seus pais (ou outros) mandarem você mentir, roubar ou fazer qualquer outra coisa que Deus condena, você tem de “obedecer a Deus como governante antes que aos homens”. É por isso que, depois de dizer “sede obedientes aos vossos pais”, a Bíblia acrescenta “em união com o Senhor”. Isso significa obedecer aos pais em todas as coisas que se harmonizem com as leis de Deus. — Atos 5:29.
14. Por que uma pessoa perfeita acharia mais fácil ser obediente, no entanto, por que mesmo ela teria de aprender a obediência?
14 Você acha que se fosse perfeito como Jesus, isto é, “imaculado, separado dos pecadores”, seria sempre fácil obedecer aos pais? (Hebreus 7:26) Se você fosse perfeito, não teria a inclinação de fazer o que é errado, como tem agora. (Gênesis 8:21; Salmo 51:5) Mesmo Jesus, porém, teve de aprender lições a respeito de obediência. A Bíblia diz: “Embora [Jesus] fosse Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu.” (Hebreus 5:8) De que modo o sofrimento ajudou Jesus a aprender a obediência, uma lição que nunca precisou aprender no céu?
15, 16. Em que sentido Jesus aprendeu a obediência?
15 Sob a direção de Jeová, José e Maria protegeram Jesus contra o dano quando ele era criança. (Mateus 2:7-23) Mas, por fim, Deus removeu a proteção sobrenatural que cobria Jesus. Certa ocasião, o sofrimento físico e mental de Jesus foi tão grande que a Bíblia diz que ele “ofereceu súplicas e também petições . . . com fortes clamores e lágrimas”. (Hebreus 5:7) Quando ocorreu isso?
16 Isso ocorreu nas horas finais da vida de Jesus na Terra, quando Satanás fez um esforço concentrado para quebrantar a sua integridade. Evidentemente, a idéia de que sua morte como criminoso pudesse refletir mal sobre a reputação de seu Pai o afligia tanto que, enquanto “continuava a orar [no jardim de Getsêmani] seu suor tornou-se como gotas de sangue caindo ao chão”. Horas depois, a sua morte numa estaca foi tão sofrida que Jesus emitiu “fortes clamores [com] lágrimas”. (Lucas 22:42-44; Marcos 15:34) Desse modo, ele “aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu”, alegrando, assim, o coração de seu Pai. Agora no céu, Jesus compreende a nossa aflição quando muitas vezes lutamos para ser obedientes. — Provérbios 27:11; Hebreus 2:18; 4:15.
Aprenda a lição da obediência
17. Como devemos encarar a disciplina que às vezes recebemos?
17 Quando seu pai ou sua mãe o disciplinam, isso indica que eles querem o melhor para você, que eles o amam. “Que filho há a quem o pai não disciplina?”, pergunta a Bíblia. Não seria lamentável se seus pais não o amassem o suficiente para tirar tempo e fazer o esforço de corrigi-lo? De modo similar, Jeová corrige você porque o ama. “É verdade que nenhuma disciplina parece no momento ser motivo de alegria, mas sim de pesar; no entanto, depois dá fruto pacífico, a saber, a justiça.” — Hebreus 12:7-11.
18. (a) A disciplina amorosa é evidência de quê? (b) Que bons resultados você tem visto de pessoas que foram moldadas por tal disciplina?
18 Um rei no Israel antigo, lembrado por Jesus por causa de sua grande sabedoria, falou da necessidade de correção amorosa por parte dos pais. “Quem refreia a sua vara odeia seu filho”, escreveu Salomão, “mas aquele que o ama está à procura dele com disciplina”. Salomão disse até mesmo que a pessoa que é corrigida amorosamente pode ‘livrar a sua alma da própria morte’. (Provérbios 13:24; 23:13, 14; Mateus 12:42) Certa cristã se lembra de que, na infância, quando ela se comportava mal numa reunião cristã, seu pai a alertava de que seria disciplinada ao chegarem em casa. Agora ela se lembra do pai com afeto por lhe ter dado a disciplina amorosa que moldou tão bem a sua vida.
19. Por que razão especial você deve obedecer aos pais?
19 Se você tem pais que se importam o suficiente para tirar tempo e fazer o esforço de discipliná-lo de modo amoroso, seja grato por isso. Obedeça-lhes, assim como nosso Senhor Jesus Cristo obedeceu aos seus pais, José e Maria. Mas faça isso em especial porque essa é a ordem de seu Pai celestial, Jeová Deus. Você se beneficiará disso e, assim, ‘poderá se sair bem e perdurar por longo tempo na terra’. — Efésios 6:2, 3.
[Nota(s) de rodapé]
a Veja Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 3, página 509, publicado pelas Testemunhas de Jeová.
Como responderia?
• Como os filhos podem se beneficiar da obediência aos pais?
• Que exemplo de obediência aos pais Jesus deu quando era criança?
• Em que sentido Jesus aprendeu a obediência?
[Foto na página 24]
Aos 12 anos, Jesus já conhecia muito bem as Escrituras
[Foto na página 26]
Em que sentido Jesus aprendeu a obediência por meio do sofrimento?