“A primeira ressurreição” já está em andamento
“Os que estão mortos em união com Cristo se levantarão primeiro.” — 1 TESSALONICENSES 4:16.
1, 2. (a) Que esperança existe para os que já morreram? (b) Em que se baseia sua crença na ressurreição? (Veja a nota.)
“OS VIVENTES estão cônscios de que morrerão.” Essa é uma realidade desde que Adão pecou. No decorrer da história humana, todos os que nasceram sabiam que um dia morreriam, e muitos se têm perguntado: ‘O que vem depois disso? Qual é a condição dos mortos?’ A Bíblia responde: “Os mortos . . . não estão cônscios de absolutamente nada.” — Eclesiastes 9:5.
2 Existe, então, alguma esperança para os que já morreram? Existe sim. De fato, tem de existir, se é que o propósito original de Deus para com a humanidade há de se cumprir. Ao longo dos séculos, servos leais de Jeová têm exercido fé na Sua promessa de que um Descendente destruiria a Satanás e desfaria o mal que este causou. (Gênesis 3:15) A maioria desses servos já morreu. Para que possam ver o cumprimento dessa e de outras promessas que Jeová fez, eles precisam ser levantados dos mortos. (Hebreus 11:13) Será que isso é possível? É sim. O apóstolo Paulo disse: “Há de haver uma ressurreição tanto de justos como de injustos.” (Atos 24:15) Certa vez, ele ressuscitou um jovem chamado Êutico, que caiu de uma janela do terceiro andar e foi “apanhado morto”. Essa é a última das nove ressurreições registradas na Bíblia. — Atos 20:7-12.a
3. Como você foi pessoalmente consolado pelas palavras de Jesus em João 5:28, 29, e por quê?
3 Essas nove ressurreições nos dão uma base para termos fé na declaração de Paulo. Elas fortalecem nossa confiança na promessa feita por Jesus: “Vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz [a de Jesus] e sairão.” (João 5:28, 29) Que palavras animadoras! E como são consoladoras para os milhões de pessoas que perderam amigos e parentes queridos na morte!
4, 5. Que tipos de ressurreições a Bíblia menciona, e qual será analisada neste artigo?
4 A maioria dos ressuscitados voltará para viver numa Terra pacífica sob o Reino de Deus. (Salmo 37:10, 11, 29; Isaías 11:6-9; 35:5, 6; 65:21-23) Mas antes de acontecer isso, outras ressurreições teriam de ocorrer. Primeiro, Jesus Cristo teve de ser ressuscitado para apresentar a Deus o valor de seu sacrifício em nosso benefício. Jesus morreu e foi ressuscitado no ano 33 EC.
5 A seguir, os membros ungidos do “Israel de Deus” teriam de se juntar ao Senhor Jesus Cristo na glória celestial, onde ‘estariam sempre com o Senhor’. (Gálatas 6:16; 1 Tessalonicenses 4:17) Esse acontecimento é chamado de “a ressurreição a ocorrer mais cedo”, ou a “primeira ressurreição”. (Filipenses 3:10, 11; Revelação [Apocalipse] 20:6) Ao terminar essa ressurreição, terá então chegado a hora de milhões de pessoas serem ressuscitadas para viverem novamente na Terra com a perspectiva de ganharem a vida eterna no Paraíso. Por isso, quer nossa esperança seja celestial, quer terrestre, estamos muito interessados na “primeira ressurreição”. Que tipo de ressurreição é essa? Quando ela ocorre?
“Com que sorte de corpo”?
6, 7. (a) Antes de os cristãos ungidos poderem ir para o céu, o que precisa acontecer? (b) Com que espécie de corpo eles são ressuscitados?
6 Na sua primeira carta aos coríntios, Paulo levanta uma questão sobre a primeira ressurreição: “Como hão de ser levantados os mortos? Sim, com que sorte [espécie] de corpo hão de vir?” Daí ele mesmo responde: “Aquilo que semeias não é vivificado a menos que primeiro morra . . . mas Deus lhe dá um corpo assim como lhe agrada . . . A glória dos corpos celestes é de uma sorte e a dos corpos terrestres é de sorte diferente.” — 1 Coríntios 15:35-40.
7 As palavras de Paulo mostram que os cristãos ungidos com espírito santo precisam morrer antes de poderem receber a recompensa celestial. Na morte, seu corpo terrestre retorna ao pó. (Gênesis 3:19) No tempo designado de Deus, eles são ressuscitados com uma espécie de corpo apropriada para a vida nos céus. (1 João 3:2) Deus também lhes dá imortalidade. Isso não é algo que possuem desde o nascimento, como se uma suposta alma imortal tivesse sido colocada dentro deles. “Isto que é mortal tem de revestir-se de imortalidade”, diz Paulo. A imortalidade é um presente de Deus, da qual ‘se revestem’ aqueles que participam da primeira ressurreição. — 1 Coríntios 15:50, 53; Gênesis 2:7; 2 Coríntios 5:1, 2, 8.
8. Como sabemos que Deus não escolhe os 144.000 dentre os membros das várias religiões?
8 Apenas 144.000 participam da primeira ressurreição. Jeová começou a selecioná-los no Pentecostes de 33 EC, pouco depois de ter ressuscitado Jesus. Todos eles têm “o nome [de Jesus] e o nome de seu Pai escrito nas suas testas”. (Revelação 14:1, 3) Portanto, não são escolhidos dentre várias religiões. Todos são cristãos e levam com orgulho o nome do Pai — Jeová. Ao serem ressuscitados, recebem uma designação de trabalho nos céus. A perspectiva de servirem a Deus dessa maneira direta é simplesmente emocionante para eles.
Já está em andamento?
9. Como Revelação 12:7 e 17:14 nos ajudam a calcular aproximadamente o tempo em que começa a primeira ressurreição?
9 Quando ocorre a primeira ressurreição? Há fortes indícios de que ela já está em andamento. Por exemplo, faça uma comparação entre dois capítulos do livro de Revelação. Primeiro, dê uma olhada no capítulo 12. Lemos ali que o recém-entronizado Jesus Cristo, com seus santos anjos, travaria guerra com Satanás e seus demônios. (Revelação 12:7-9) Conforme esta revista já mostrou muitas vezes, essa batalha começou em 1914.b Note, porém, que não se menciona nenhum dos seguidores ungidos de Cristo participando com ele naquela guerra celestial. Agora veja o capítulo 17. Ali lemos que, depois da destruição de “Babilônia, a Grande”, o Cordeiro vencerá as nações. Daí acrescenta: “Também o farão com ele os chamados, e escolhidos, e fiéis.” (Revelação 17:5, 14) Se “os chamados, e escolhidos, e fiéis” estarão com Jesus para a derrota final do mundo de Satanás, é porque já terão sido ressuscitados. É então razoável concluir que os ungidos que morrem antes do Armagedom são ressuscitados entre 1914 e o Armagedom.
10, 11. (a) Quem são os 24 anciãos, e o que um deles revelou a João? (b) O que podemos concluir disso?
10 Podemos dizer com mais exatidão quando começa a primeira ressurreição? Encontramos um indício interessante em Revelação 7:9-15, onde o apóstolo João descreve a visão que teve de “uma grande multidão, que nenhum homem podia contar”. A identidade dessa grande multidão é revelada a João por um dos 24 anciãos, e estes representam os 144.000 co-herdeiros de Cristo após receberem sua glória celestial.c (Lucas 22:28-30; Revelação 4:4) O próprio João tinha esperança celestial; mas visto que ainda era homem na Terra quando o ancião falou com ele, nessa visão João deve representar os ungidos na Terra que ainda não receberam sua recompensa celestial.
11 Então, o que podemos concluir do fato de que um dos 24 anciãos revelou a João quem são os da grande multidão? Parece que os do grupo dos 24 anciãos que já foram ressuscitados estão envolvidos em transmitir verdades divinas hoje. Por que isso é significativo? Porque em 1935, a identidade correta da grande multidão foi revelada aos servos ungidos de Deus que estavam na Terra. Se um dos 24 anciãos foi usado para transmitir essa verdade importante, ele teria de ter sido ressuscitado para a vida no céu no mais tardar por volta de 1935. Isso indicaria que a primeira ressurreição começou em algum tempo entre 1914 e 1935. Podemos ser ainda mais exatos?
12. Explique por que a primeira ressurreição possivelmente começou em meados do primeiro semestre de 1918.
12 A esta altura, talvez seja de ajuda analisarmos um possível paralelo bíblico. Jesus Cristo foi ungido para ser o futuro Rei do Reino de Deus por volta do início de outubro de 29 EC. Três anos e meio depois, perto do começo de abril de 33 EC, ele foi ressuscitado como poderosa pessoa espiritual. Visto que Jesus foi entronizado por volta do início de outubro de 1914, será que poderíamos concluir que a ressurreição dos seus fiéis seguidores ungidos começou três anos e meio depois disso, em meados do primeiro semestre de 1918? Essa é uma possibilidade interessante. Embora isso não possa ser confirmado diretamente na Bíblia, está em harmonia com outros textos bíblicos que indicam que a primeira ressurreição teve início pouco depois que começou a presença de Cristo.
13. De que forma 1 Tessalonicenses 4:15-17 dá a entender que a primeira ressurreição começou em algum tempo no início da presença de Cristo?
13 Por exemplo, Paulo escreveu: “Nós, os viventes, que sobrevivermos até a presença do Senhor [não ‘até o fim da sua presença’], de modo algum precederemos os que adormeceram na morte; porque o próprio Senhor descerá do céu com uma chamada dominante, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus, e os que estão mortos em união com Cristo se levantarão primeiro. Depois nós, os viventes, que sobrevivermos, seremos juntamente com eles arrebatados em nuvens, para encontrar o Senhor no ar; e assim estaremos sempre com o Senhor.” (1 Tessalonicenses 4:15-17) Portanto, os cristãos ungidos que morressem antes da presença de Cristo seriam ressuscitados para a vida celestial antes dos ungidos que ainda estivessem vivos durante a presença dele. Isso significa que a primeira ressurreição deve ter começado em algum tempo no início da presença de Cristo, e continua “durante a sua presença”. (1 Coríntios 15:23) Assim, em vez de acontecer de uma só vez, a primeira ressurreição se dá no decorrer de um espaço de tempo.
“A cada um deles foi dada uma comprida veste branca”
14. (a) Quando se cumprem as visões registradas no capítulo 6 de Revelação? (b) O que é representado em Revelação 6:9?
14 Considere também os indícios encontrados em Revelação capítulo 6. Ali, Jesus é visto cavalgando como Rei vencedor. (Revelação 6:2) As nações estão envolvidas numa guerra de enormes proporções. (Revelação 6:4) Há fome por toda a parte. (Revelação 6:5, 6) Pragas mortais assolam a humanidade. (Revelação 6:8) Todos esses acontecimentos profetizados se enquadram perfeitamente nas condições mundiais desde 1914. No entanto, algo mais acontece. Nossa atenção é direcionada para um altar de sacrifício. Na base dele estão “as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa da obra de testemunho que costumavam ter”. (Revelação 6:9) Visto que “a alma [ou vida] da carne está no sangue”, o que na verdade é representado como estando na base do altar é o sangue de servos fiéis de Jesus que foram mortos por causa de seu testemunho destemido e zeloso. — Levítico 17:11.
15, 16. Explique por que as palavras de Revelação 6:10, 11 se referem à primeira ressurreição.
15 Assim como o sangue do justo Abel, o sangue desses mártires cristãos está clamando por justiça. (Gênesis 4:10) “Gritaram com voz alta, dizendo: ‘Até quando, Soberano Senhor, santo e verdadeiro, abster-te-ás de julgar e vingar o nosso sangue dos que moram na terra?’” O que vem a seguir? “A cada um deles foi dada uma comprida veste branca; e foi-lhes dito que descansassem mais um pouco, até que se completasse também o número dos seus co-escravos e dos seus irmãos, que estavam para ser mortos assim como eles também tinham sido.” — Revelação 6:10, 11.
16 Será que essas compridas vestes brancas foram distribuídas a poças de sangue que estavam na base do altar? Claro que não! As vestes foram dadas às pessoas cujo sangue foi derramado, por assim dizer, sobre o altar. Elas haviam sacrificado suas vidas em nome de Jesus e, na ocasião em que receberam essas vestes, foram ressuscitadas em espírito. Como sabemos disso? Pouco antes, no livro de Revelação, lemos: “Aquele que vencer estará assim vestido de roupas exteriores brancas; e eu de modo algum apagarei o seu nome do livro da vida.” Lembre-se, também, que os 24 anciãos estavam “trajados de roupas exteriores brancas, e nas suas cabeças [havia] coroas de ouro”. (Revelação 3:5; 4:4) Assim, depois que a guerra, a fome e a pestilência começaram a devastar a Terra, membros dos 144.000 que já haviam morrido, representados pelo sangue na base do altar, foram ressuscitados para a vida celestial e vestidos com simbólicas vestes brancas.
17. Em que sentido os que recebem vestes brancas têm de ‘descansar’?
17 Esses recém-ressuscitados têm de ‘descansar’, ou seja, esperar pacientemente pelo dia de vingança de Deus. Seus “co-escravos”, os cristãos ungidos ainda na Terra, precisam mostrar sua integridade diante de provações. Quando chegar o tempo para o julgamento divino, o ‘descanso’ terminará. (Revelação 7:3) Naquela ocasião, esses ressuscitados participarão com o Senhor Jesus Cristo em destruir os maus, inclusive os que derramaram o sangue de cristãos inocentes. — 2 Tessalonicenses 1:7-10.
O que isso significa para nós
18, 19. (a) Que motivos você tem para concluir que a primeira ressurreição já está em andamento? (b) Como você se sente por entender a primeira ressurreição?
18 A Palavra de Deus não revela uma data exata para a primeira ressurreição, mas revela que ela ocorre num período durante a presença de Cristo. Os primeiros ressuscitados são os cristãos ungidos que morreram antes de começar a presença de Cristo. À medida que essa presença prossegue, os cristãos ungidos que terminam fielmente sua carreira terrestre são transformados, “num piscar de olhos”, em poderosas criaturas espirituais. (1 Coríntios 15:52) Será que todos os ungidos receberão sua recompensa celestial antes da guerra do Armagedom? Não sabemos. Mas sabemos que, no tempo determinado por Deus, todos os 144.000 estarão em pé no Monte Sião celestial.
19 Sabemos também que a maioria dos 144.000 já está com Cristo. Relativamente bem poucos continuam na Terra. Essa é uma forte indicação de que o tempo para a execução do julgamento de Deus está-se aproximando depressa. Logo o inteiro sistema mundial de Satanás será destruído. O próprio Satanás será lançado no abismo. A ressurreição geral poderá então começar, e os humanos fiéis poderão, com base no sacrifício de resgate de Jesus, ser levados à perfeição semelhante à que Adão perdeu. A profecia de Jeová registrada em Gênesis 3:15 está se cumprindo de forma maravilhosa. É um privilégio enorme poder viver nestes tempos!
[Nota(s) de rodapé]
a Para saber quais são as outras oito ressurreições, veja 1 Reis 17:21-23; 2 Reis 4:32-37; 13:21; Marcos 5:35, 41-43; Lucas 7:11-17; 24:34; João 11:43-45; Atos 9:36-42.
b Para obter provas bíblicas de que a presença de Cristo começou em 1914, veja o livro O Que a Bíblia Realmente Ensina?, páginas 215-18, publicado pelas Testemunhas de Jeová.
c Para obter informações sobre como sabemos que os 24 anciãos representam os cristãos ungidos na sua posição celestial, veja Revelação — Seu Grandioso Clímax Está Próximo!, página 77, publicado pelas Testemunhas de Jeová.
Sabe explicar?
Como os textos a seguir nos ajudam a discernir quando acontece a “primeira ressurreição”?
• 1 Coríntios 15:23; 1 Tessalonicenses 4:15-17
[Fotos na página 26]
Que ressurreições acontecem antes de a humanidade em geral ser levantada dos mortos?
[Foto na página 29]
Em que sentido uma veste branca foi dada a alguns que estavam dormindo na morte?