HISTÓRIA 6
Um filho bom e outro mau
VEJA agora Caim e Abel. Já estão crescidos. Caim tornou-se lavrador. Cultivava cereais, frutas e legumes.
Abel tornou-se pastor de ovelhas. Gostava de cuidar das ovelhinhas. Elas ficaram grandes, e, em pouco tempo, Abel tinha um rebanho de ovelhas para cuidar.
Certo dia, Caim e Abel ofereceram um presente a Deus. Caim levou dos alimentos que cresceram no campo. E Abel levou sua melhor ovelha. Jeová gostou de Abel e de seu presente. Mas não gostou de Caim e do presente dele. Sabe por quê?
Não era só porque o presente de Abel era melhor do que o de Caim. Era porque Abel era bom. Amava a Jeová e seu irmão. Mas Caim era mau; não amava seu irmão.
Assim, Deus disse a Caim que devia mudar. Mas Caim não escutou. Ficou muito zangado, porque Deus gostou mais de Abel. Então, Caim disse a Abel: ‘Vamos ao campo.’ Lá, quando estavam sozinhos, Caim bateu no seu irmão Abel. Bateu tão forte, que o matou. Como isso foi mau!
Abel morreu, mas Deus ainda se lembra dele. Abel era bom, e Jeová nunca se esquece de gente assim. Por isso, algum dia, Jeová Deus vai trazer Abel de volta à vida. Então Abel nunca mais vai ter de morrer. Vai poder viver para sempre na Terra. Não será bom conhecer gente assim como Abel?
Mas Deus não gosta de gente como Caim. Por isso, depois que Caim matou seu irmão, Deus o castigou, mandando-o para longe de sua família. Quando Caim foi para outra parte da Terra, levou consigo uma de suas irmãs, que ficou sendo sua esposa.
Com o tempo, Caim e sua esposa tiveram filhos. Outros filhos e filhas de Adão e Eva se casaram e também tiveram filhos. Em pouco tempo, houve muita gente na Terra. Vamos ver como eram.