Ireferensiya Inaphwanyeya va Yoochariha ya Mithukumano Okumi ni Muteko Ahu Weekristu
7-13 A MARSU
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | 1 SAMUWELE 12-13
“Wiikuxererya Onnahoolela Wuuliheya Muru”
w00 1/8 epaax. 13 epara. 17
A presunção resulta em desonra
17 À primeira vista, as ações de Saul talvez parecessem justificáveis. Afinal, o povo de Deus estava “num sério aperto”, “apertado” e tremendo por causa da sua situação desesperada. (1 Samuel 13:6, 7) Certamente, não é errado tomar a iniciativa quando a situação o justifica. No entanto, lembre-se de que Jeová consegue ler o coração e percebe nossa motivação mais íntima. (1 Samuel 16:7) Por isso, ele deve ter notado alguns fatores a respeito de Saul que não são explicitamente declarados no relato bíblico. Por exemplo, pode ter visto que a impaciência de Saul era motivada por orgulho. Saul talvez estivesse profundamente irritado de que ele—o rei de todo o Israel—tinha de esperar por alguém que ele considerava como velho profeta procrastinador. De qualquer modo, Saul achava que o atraso de Samuel lhe dava o direito de cuidar ele mesmo do assunto e de desconsiderar as instruções explícitas que recebera. Com que resultado? Samuel não elogiou a iniciativa de Saul. Ao contrário, ele censurou Saul, dizendo: “Teu reino não durará . . . porque não guardaste o que Jeová te ordenou.” (1 Samuel 13:13, 14) Novamente, a presunção resultou em desonra.
w07 15/6 epaax. 27 epara. 8
Jeová preza muito a nossa obediência
8 O registro bíblico sobre o Rei Saul destaca a enorme importância da obediência. Saul começou como governante humilde e modesto, ‘pequeno aos seus próprios olhos’. Mas, com o tempo, suas decisões passaram a ser governadas pelo orgulho e por raciocínios falsos. (1 Samuel 10:21, 22; 15:17) Certa ocasião, Saul estava prestes a guerrear contra os filisteus. Samuel disse a ele que o esperasse, pois viria para oferecer sacrifícios a Jeová e dar mais instruções. No entanto, Samuel não chegou na hora esperada, e o povo começou a se dispersar. Vendo isso, Saul “foi oferecer o sacrifício queimado”. Isso desagradou a Jeová. Quando Samuel finalmente chegou, o rei justificou sua desobediência dizendo que o atraso de Samuel o ‘constrangeu’, ou obrigou, a ofertar o sacrifício queimado para ‘abrandar a face de Jeová’. O Rei Saul achava que ofertar esse sacrifício era mais importante do que obedecer à ordem de esperar que Samuel o fizesse. Samuel disse-lhe: “Agiste nesciamente. Não guardaste o mandamento de Jeová, teu Deus, que ele te ordenou.” A desobediência a Jeová custou a Saul o seu reinado.—1 Samuel 10:8; 13:5-13.
Muhakhu Woomunepani
w11 15/7 ipaax. 13-14 epara. 15
Você seguirá a amorosa orientação de Jeová?
15 Será que aquelas pessoas achavam que um rei humano poderia ser, de alguma forma, mais real e confiável do que Jeová? Se era isso o que pensavam, elas estavam realmente indo atrás de uma irrealidade. E corriam o risco de ir atrás de muitas outras ilusões satânicas. Reis humanos facilmente as conduziriam à idolatria. Achu analapela soophwaniherya annahesa yuupuwelaka wi echu—ntoko a miluku oopachiwa naari maluku—iri, mmukhalelo mukina, soophwanelela ni soororomeleya ompwaha Muluku oohooneya, yoowo opatunxe ichu soothene. Mas, como disse o apóstolo Paulo, os ídolos ‘nada são’. (1 Cor. 8:4) Não podem ver, ouvir, falar ou agir. Você poderia vê-los e tocar neles, mas, caso adorasse um deles, certamente estaria indo atrás de uma irrealidade—uma ilusão que só levaria ao desastre.—Sal. 115:4-8.
14-20 A MARSU
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | 1 SAMUWELE 14-15
“Wiiwelela ti Waphaama Opwaha Ovaha Mukucho”
w07 15/6 ipaax. 26-27 epara. 4
Jeová preza muito a nossa obediência
4 Como Criador, Jeová já é o dono de tudo o que temos em sentido material. Assim sendo, existe alguma coisa que lhe possamos dar? Sim, podemos dar-lhe algo muito precioso. De que se trata? A resposta se encontra na seguinte exortação: “Sê sábio, filho meu, e alegra meu coração, para que eu possa replicar àquele que me escarnece.” (Provérbios 27:11) Portanto, o que podemos dar a Deus é a nossa obediência. Embora tenhamos circunstâncias e formações diferentes, cada um de nós, por ser obediente, pode refutar a injuriosa afirmação de Satanás de que os humanos não permanecerão leais a Deus sob provações. Que honra isso é!
it-2 epaax. 500 epara. 2
Obediência
Não existe substituto para a obediência nem é possível granjear o favor de Deus sem ela. Como Samuel disse ao Rei Saul: “Tem Jeová tanto agrado em ofertas queimadas e em sacrifícios como em que se obedeça [forma de sha·máʽ] à voz de Jeová? Eis que obedecer [literalmente: escutar] é melhor do que um sacrifício, prestar atenção é melhor do que a gordura de carneiros.” (1Sa 15:22) Deixar de obedecer é rejeitar a palavra de Jeová, é demonstrar que a pessoa realmente não crê, não confia, nem tem fé nessa palavra e em sua Fonte. Assim, quem deixa de obedecer não difere de quem pratica a adivinhação ou utiliza ídolos. (1Sa 15:23; compare isso com Ro 6:16.) Expressões verbais de concordância nada significam se não são acompanhadas pela ação exigida; a falta de acatamento demonstra falta de crença ou de respeito pela fonte das instruções. (Mt 21:28-32) Os que se contentam apenas em ouvir e aceitar mentalmente a verdade de Deus, mas que não praticam o que ela exige, estão enganando a si mesmos com falsos raciocínios e não recebem bênção alguma. (Tg 1:22-25) O Filho de Deus deixou claro que mesmo os que fizessem coisas similares às ordenadas, mas, evidentemente, de modo errado ou com motivação errada, jamais teriam permissão de entrar no Reino, mas seriam completamente rejeitados.—Mt 7:15-23.
Muhakhu Woomunepani
it-1 ipaax. 519-520
Compaixão
Ceder à pressão para ter compaixão quando isso é contrário à vontade de Deus pode ter sérias consequências. Isto é revelado por aquilo que aconteceu com o Rei Saul. Chegara o tempo para a execução do julgamento divino contra os amalequitas, o primeiro povo a lançar um ataque não provocado contra os israelitas, depois da partida destes do Egito. Ordenou-se a Saul a não ter compaixão deles. Cedendo à pressão dos seus súditos, não cumpriu plenamente a ordem de Jeová. Por isso, Jeová rejeitou Saul de ser rei. (1Sa 15:2-24) Quem cultiva profundo apreço pela justeza dos caminhos de Jeová e coloca a lealdade a Ele acima de tudo pode evitar errar assim como Saul e perder a aprovação divina.
21-27 A MARSU
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | 1 SAMUWELE 16-17
“Apwiya ti Anène a Ekhotxo”
wp16.5 epaax. 11 ipara. 2-3
“A batalha é de Jeová”
Para convencer Saul, Davi falou das ocasiões em que conseguiu matar um leão e um urso. Será que ele estava querendo se exibir? Não. Davi reconhecia que não tinha vencido esses predadores sozinho. Ele disse: “Jeová, que me livrou das garras do leão e do urso, também me livrará das mãos desse filisteu.” Finalmente, Saul concordou. Ele disse: “Vá, e que Jeová esteja com você.”—1 Samuel 17:37.
Você quer ter uma fé forte como a de Davi? A fé de Davi não era baseada em fantasias da cabeça dele. Ele não era ingênuo. As coisas que aprendeu e as coisas que viveu o ajudaram a desenvolver uma fé forte. Ele sabia, por experiência própria, que Jeová protege seus servos e cumpre suas promessas. Para termos uma fé assim, temos que continuar a aprender sobre Jeová. E quando fazemos o que Jeová pede, vemos que isso melhora nossa vida. Assim, nossa fé fica cada vez mais forte.—Hebreus 11:1.
wp16.5 ipaax. 11-12
“A batalha é de Jeová”
A resposta de Davi é um exemplo para nós. Olhando para Golias, ele gritou: “Você vem contra mim com espada, lança e dardo, mas eu vou contra você em nome de Jeová dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.” Para Davi, toda a força e as armas de Golias não eram nada. Golias tinha ofendido a Jeová e o próprio Jeová agiria contra ele. Davi deixou isso bem claro quando disse: “A batalha é de Jeová.”—1 Samuel 17:45-47.
É claro que Davi viu o tamanho de Golias e as armas dele. Mas ele não se deixou levar por isso. Ele não caiu no erro de Saul e dos soldados de Israel. Em vez de se comparar com Golias, Davi comparou Golias com Jeová. Golias tinha quase 3 metros de altura. Ele era maior do que qualquer outro homem à sua volta. Mas o que são 3 metros de altura comparados com a maior pessoa de todo o Universo? Em comparação com Jeová, o ser humano não passa de uma formiguinha. Golias era só uma formiga um pouco maior, e Jeová estava pronto para eliminá-lo!
wp16.5 epaax. 12 epaax. 4
“A batalha é de Jeová”
Hoje, os servos de Deus não participam em guerras ou combates literais. Essas lutas são coisa do passado. (Mateus 26:52) Ainda assim, temos que imitar a fé de Davi. Precisamos ver Jeová como uma pessoa real, como o único Deus que merece nossa admiração. Pode ser que às vezes nossos problemas pareçam grandes demais. Mas eles são pequenos comparados com o poder de Jeová, que não tem limites. Se escolhermos servir a Jeová e tivermos fé nele, assim como Davi, então nada nem ninguém nos deixará com medo. O poder de Jeová é maior do que qualquer desafio que tenhamos que enfrentar!
Muhakhu Woomunepani
it-2 epaax. 974
Saul
Foi após isso e depois da unção de Davi como futuro rei de Israel que o espírito de Jeová se retirou de Saul. A partir de então “terrorizou-o um espírito mau da parte de Jeová”. Por retirar seu espírito de Saul, Jeová tornou possível que um espírito mau se apossasse dele, privando Saul de paz mental e incitando seus sentimentos, pensamentos e imaginações de modo errado. O fracasso de Saul, por não obedecer a Jeová, indicava a má inclinação da mente e do coração, contra a qual o espírito de Deus não oferecia a Saul nenhuma proteção ou resistência. Todavia, visto que Jeová permitira que o “espírito mau” substituísse Seu espírito e terrorizasse Saul, ele podia ser chamado de “espírito mau da parte de Jeová”, de modo que os servos de Saul o chamavam de “o espírito mau da parte de Deus”. À recomendação de um dos seus ajudantes, Saul solicitou que Davi fosse seu músico da corte para acalmá-lo quando fosse afligido pelo “espírito mau”.—1Sa 16:14-23; 17:15.
28 A MARSU–3 A APIRILI
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | 1 SAMUWELE 18-19
“Mutitelele Okhala Awiiyeviha Vaavaa Munakhumelelaanyu Phaama”
w04 1/4 epaax. 15 epara. 4
Confie no espírito de Deus ao lidar com mudanças na vida
4 Em pouco tempo, esse jovem pastor passaria a ter fama em todo o Israel. Foi chamado para ficar ao serviço do rei e tocar harpa para ele. Matou o guerreiro Golias, um gigante tão terrível, que até mesmo os soldados experientes de Israel temiam enfrentá-lo. Davi foi escolhido para liderar os homens de guerra e saiu-se bem ao lutar contra os filisteus. O povo o amava. Compuseram-se canções em seu louvor. Antes disso, um conselheiro do Rei Saul descreveu o jovem Davi não só como alguém “perito em tocar” a harpa, mas também como “homem poderoso, valente, e homem de guerra, e conversador inteligente, e homem de bom porte”.—1 Samuel 16:18; 17:23, 24, 45-51; 18:5-7.
w18.01 ipaax. 28-29 ipara. 6-7
Moone Ohiyana wa Achu
6 Achu akina annakhala awiirumiha nthowa nawi aatepa ophwaneliwa, toovuwa, tawiipa phaama macipo, takuru, naari tawooviwa ni akina. Tavite aahikhalano soothene seiha, nyenya owo aahititelela okhala awiiyeviha mu okumi awe woothene. Ntoko yootakiherya, Tavite amanle omwiipha Koliyati, Mwene Sawuli aahiloca wi Tavite aahaala omuthela mwanawe. Nyenya Tavite aahiloca wi: “Kàni miyano? Makholo a atithi aka tani, wi kiwerye okhala mukamwene a mwene?” (1 Samuwele 18:18) Tiheeni yaamukhavihenrye Tavite otitelela okhala awiiyeviha? Owo aahisuwela wi mikhalelo soothene, mavyakelo, ni ekari owo aareiyeno, nthowa nawi Muluku tawiiyeviha nave wi aanamuthokororya yoowo. (Salumu 113:5-8) Tavite aahisuwela wi ichu soothene aareiyeno sarweela wa Yehova.—Mulikanyihe ni 1 Korinto 4:7.
7 Ntoko Tavite, achu a Yehova olelo anneererya okhala awiiyeviha. Ennatannya murima ahu osuwela wi Yehova yoowo ori Oopwahaxa, tawiichacala naari tawiiyevihala. (Salumu 18:35, NN) Ninnachuna opharihela masu ala: “Warani murima wa ikharari, waphama, wawiyeviha, womala ni wovilela.” (Kolosi 3:12) Noosuwela tho wi osivela “honìthamala, nari honìkusererya.” (1 Korinto 13:4) Vaavaa akina ananoonaaya wi naachu awiiyeviha, awotho akhweya anamuchuna omusuwela Yehova. Hiiha ntoko mulopwana ooheemererya oneereiye iiveleele wa Yehova orweela wa meecelo aphaama a mwaariye ori Mukristu, achu ananwerya wiiveleela wa Muluku moorweela wa wiiyeviha wa alapeli awe.—1 Pedro 3:1.
Muhakhu Woomunepani
it-2 epaax. 727
Profeta
Embora designados pelo espírito de Jeová, os profetas, pelo visto, não falavam continuamente sob inspiração. Antes, o espírito de Deus ‘vinha a estar sobre eles’ em certas ocasiões, revelando as mensagens a serem anunciadas. (Ez 11:4, 5; Miq 3:8) Isto exercia um efeito estimulante sobre eles, impelindo-os a falar. (1Sa 10:10; Je 20:9; Am 3:8) Eles não só faziam coisas fora do comum, mas também sua expressão e seus modos de agir sem dúvida refletiam intensidade e sentimentos realmente extraordinários. Isto talvez explique, em parte, o que se queria dizer ao mencionar que certas pessoas ‘se comportavam como profetas’. (1Sa 10:6-11; 19:20-24; Je 29:24-32; compare isso com At 2:4, 12-17; 6:15; 7:55.) A total concentração e o destemor zeloso em sua missão poderiam fazer com que o comportamento deles parecesse estranho, até mesmo irracional, aos olhos de outros, assim como certo profeta aparentou ser aos chefes militares quando Jeú foi ungido. Todavia, ao compreenderem que tal homem era profeta, os chefes aceitaram sua mensagem com toda a seriedade. (2Rs 9:1-13; compare isso com At 26:24, 25.) Quando Saul, em perseguição a Davi, foi induzido a ‘comportar-se como profeta’, tirou suas roupas e ficou deitado “nu todo aquele dia e toda aquela noite”, oportunidade em que Davi evidentemente escapou. (1Sa 19:18–20:1) Isto não significa que os profetas andavam frequentemente nus, pois o registro bíblico revela o contrário. Nos outros dois casos registrados, o profeta ficou nu com um objetivo, para representar uma faceta de sua profecia. (Is 20:2-4; Miq 1:8-11) O motivo da nudez de Saul—quer para revelá-lo como simples homem, despido de suas vestes reais, impotente contra a autoridade e o poder reais do próprio Jeová, quer para outro propósito—não é declarado.
4-10 A APIRILI
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | 1 SAMUWELE 20-22
“Muni Nwerye Hai Okhala Nthamwene Aphaama?”
Mulipihe Onthamwene Anyu ni Akina Hiihaano Makuchuwelo Ehaakumve Ophiya
18 Olelo anna ni arokora ahu annahoolela makacamiho oohiyanahiyana. Akina annahoolela ipahu sa maphacuwelo, ntoko mwaacikinye ni osareya wa maahi. Akina annahoolela ipahu seiyo inatannyiwa taachu, ntoko ikhoco, ni nlala. Vaavaa eyo eneereyaaya, akhweya akina a hiyaano nnamukhalano owerya wa owaakhela asinthamwene yaawo mmavaate mwahu. Nave akina annakhalano owerya wa waakhaviherya moorweela wa ikhorowa. Nyenya echu emoha oothene ahu nnaphwanelaahu opaka, ori ovekela wa Yehova wi aakhaviherye annihu. Vaavaa nniiwaahu wi munna naari murokora ahu ori awuukhuwa, akhweya nnamukhala oohaleeliheya ohisuwela echu yaweera naari yooloca. Nyenya oothene ahu nookhalano ichu sincipale sa ovaha. Ntoko yootakiherya, nnanwerya wiivaha elukuluku wi nikhale vamoha ni nthamwene ahu. Nnanwerya onwiriyana moomaaleleya vaavaa owo onaloceiye. Nave nnanwerya waalakhanya ni yoowo yoorepa ya Mpiipiliyani yoohakararya yeeyo enansivela. (Isa. 50:4) Echu eri yoochuneya ori okhala vakhiviru ni asinthamwene ahu elukuluku anachunaaya nikhaviheryo nahu.—Mwaalakhanye Masiposipo 17:17.
w08 15/2 epaax. 8 epara. 7
Andemos nos caminhos de Jeová
7 Deus espera que sejamos amigos confiáveis. (Pro. 17:17) Jonatã, filho do Rei Saul, tornou-se amigo de Davi. Quando Jonatã soube que Davi havia matado Golias, “a própria alma de Jonatã se ligou à alma de Davi, e Jonatã começou a amá-lo como a sua própria alma”. (1 Sam. 18:1, 3) Jonatã até mesmo alertou Davi de que Saul planejava matá-lo. Depois que Davi fugiu, Jonatã encontrou-se com ele e os dois fizeram um pacto. O fato de Jonatã ter falado a Saul a respeito de Davi quase lhe custou a vida, mas os dois amigos se encontraram de novo e confirmaram sua amizade. (1 Sam. 20:24-41) No seu último encontro, Jonatã ‘fortaleceu a mão de Davi com respeito a Deus’.—1 Sam. 23:16-18.
w09 15/10 ipaax. 19-20 epara. 11
Como manter amizades num mundo sem amor
11 Seja leal. “O verdadeiro companheiro está amando todo o tempo e é um irmão nascido para quando há aflição”, escreveu Salomão. (Pro. 17:17) Ao escrever essas palavras, Salomão talvez pensasse na amizade que seu pai, Davi, tinha com Jonatã. (1 Sam. 18:1) O Rei Saul queria que seu filho Jonatã herdasse o trono de Israel. Mas Jonatã aceitou o fato de que Jeová havia escolhido Davi para esse privilégio. Diferentemente de Saul, Jonatã não ficou com inveja de Davi. Não ficou ressentido por causa dos elogios que Davi recebeu, e tampouco acreditou na calúnia que Saul lançou contra Davi. (1 Sam. 20:24-34) Somos como Jonatã? Quando nossos amigos recebem privilégios de serviço será que nos alegramos com eles? Será que os consolamos e apoiamos quando sofrem aflições? Quando alguém fala mal de um amigo nosso, acreditamos logo no que se diz? Ou, assim como Jonatã, lealmente defendemos o nosso amigo?
Muhakhu Woomunepani
w05 15/3 epaax. 24 epara. 4
Destaques do livro de Primeiro Samuel
21:12, 13. Yehova onaweherya wi niphariheleke mukhalelo ahu wa wuupuwela ni mavyakelo vaavaa nnahoolelaahu mikhalelo soovila mu okumi. Owo oonivaha Masu ooveereliwa, yaawo ananivaha miruku, masuwelelo ni mukhalelo wa wuupuwela. (Masi 1:4) Nookhalano tho nikhaviheryo na asitokweene Eekristu.
18-24 A APIRILI
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | 1 SAMUWELE 23-24
“Munweheryeke Yehova Moopisa Murima”
w04 1/4 epaax. 16 epara. 8
Confie no espírito de Deus ao lidar com mudanças na vida
8 Davi se negou a causar dano a Saul. Tendo fé e paciência, contentou-se em deixar os assuntos nas mãos de Jeová. Depois de o rei sair da caverna, Davi disse a ele em voz alta: “Julgue Jeová entre mim e ti; e Jeová terá de tomar vingança de ti por mim, mas a minha própria mão não virá a estar sobre ti.” (1 Samuel 24:12) Embora soubesse que Saul estava errado, Davi não se vingou, não falou mal dele nem o tratou desrespeitosamente. Davi negou-se, em diversas ocasiões, a fazer justiça com as próprias mãos. Em vez disso, esperou que Jeová endireitasse as coisas.—1 Samuel 25:32-34; 26:10, 11.
w04 1/6 ipaax. 22-23
Sua vida é controlada pelas circunstâncias?
A terceira lição é a de que, em vez de usarmos métodos antibíblicos para mudar a nossa situação, devemos confiar em Jeová. O discípulo Tiago escreveu: “A perseverança tenha a sua obra completa, para que sejais completos e sãos em todos os sentidos, não vos faltando nada.” (Tiago 1:4) Devemos deixar que a perseverança tenha “a sua obra completa” por suportar a prova até o fim, sem recorrermos a meios antibíblicos para ficarmos logo livres dela. A nossa fé será então provada e refinada, evidenciando o seu poder sustentador. José e Davi tinham tal perseverança. Não procuraram uma solução que poderia resultar no desfavor de Jeová. Antes, esforçaram-se a tirar o maior benefício possível da sua situação. Confiaram em Jeová, e receberam muitas bênçãos por agir assim. Ambos foram usados por Jeová para livrar e guiar seu povo.—Gênesis 41:39-41; 45:5; 2 Samuel 5:4, 5.
Nós também podemos confrontar-nos com situações para as quais poderíamos ser tentados a usar soluções antibíblicas. Por exemplo, você está desanimado porque ainda não encontrou alguém adequado com quem se casar? Nesse caso, rejeite qualquer tentação de desobedecer à ordem de Jeová de casar-se “somente no Senhor”. (1 Coríntios 7:39) Têm problemas no seu casamento? Em vez de ceder ao espírito do mundo, que promove a separação e o divórcio, procurem resolver os problemas juntos. (Malaquias 2:16; Efésios 5:21-33) Você tem dificuldade em cuidar da família por causa da sua situação econômica? Confiar em Jeová inclui evitar atividades questionáveis ou ilegais na tentativa de conseguir dinheiro. (Salmo 37:25; Hebreus 13:18) De fato, todos nós temos de nos empenhar muito para tirar o maior benefício possível das nossas circunstâncias e fazer esforço para que Jeová tenha algo a abençoar. Agindo assim, estejamos decididos a esperar que Ele forneça a solução ideal.—Miquéias 7:7.
Muhakhu Woomunepani
Muhihiye wi Echu Vyakala Ewaakheeni Nchuwelo
11 Wakhala wi ninnawetha okhala ookhwela ni aphaama, hinni naakuveleke okhala anrima. Masu a Muluku aaloca: “Okhwela ti wovilela, ti wa orèra murima. Hiwano nrima.” (1 Korinto 13:4) Wi nroromele wi nrima hinnapaka makupa a omuchu ahu, nnaphwanela weererya woona ichu hiiha ntoko Yehova onooneleiye. Nnaphwanela owoona anna ni arokorahu ntoko makupa a mwiili mmoha, yoowo ori muloko. Piipiliya ooloca: “Yammwilini emoha yakhalano ntxitximiho, sothene sinnahakalala ni yeyo.” (1 Korinto 12:16-18, 26) Wakhala wi yoheereya echu yaphaama ni munnihu, nnahaala okhala oohakalala ni yoowo, ohiya omukhalela nrima. Muupuwele sa yootakiherya yaphaama ya Yonata mwaana a Mwene Sawuli. Yonata haamukhalenle nrima Tavite vaavaa aathanliweiye wi akhale mwene ohiya yene. Ophiyerya wi owo aahimulipiha nave aahimukhaviherya Tavite. (1 Samuwele 23:16-18) Apwanne naanwerya okhala aphaama ni ookhwela ntoko Yonata?
25 A APIRILI–1 A MAIYU
MUHAKHU WA MASU A MULUKU | 1 SAMUWELE 25-26
“Apwanne Munneera Ichu Muhuupuwelenle?”
ia ipaax. 78-79 ipara. 10-12
Ela agiu com discrição
10 Como aqueles soldados esforçados tratavam os pastores? Teria sido fácil pegar uma ou outra ovelha de vez em quando, mas eles não faziam isso. Pelo contrário, eram como uma muralha protetora em volta dos rebanhos e dos servos de Nabal. (Leia 1 Samuel 25:15, 16.) Ovelhas e pastores enfrentavam vários perigos. Havia muitos predadores, e a fronteira de Israel no sul ficava tão perto que eram comuns ataques de bandos de saqueadores e ladrões estrangeiros.
11 Devia dar muito trabalho alimentar todos aqueles homens no ermo. Por isso, Davi enviou dez mensageiros a Nabal, pedindo ajuda. Davi escolheu o momento certo. Era a época festiva da tosquia e era comum fazer banquetes e demonstrar generosidade. Davi também escolheu bem as palavras, usando termos respeitosos. Ele até se referiu a si mesmo como “teu filho Davi”, talvez reconhecendo respeitosamente o fato de Nabal ser mais velho. Qual foi a reação de Nabal?—1 Sam. 25:5-8.
12 Ele ficou furioso! O jovem mencionado no início descreveu a cena a Abigail, dizendo que Nabal “lançou invectivas [insultos] sobre eles”. Aquele homem mesquinho começou a reclamar por causa de seu precioso pão, água e carne. Ele zombou de Davi, dando a entender que ele era insignificante, e o comparou a um servo fugitivo. Essa forma de encarar Davi talvez fosse similar à de Saul, que odiava Davi. Nenhum deles pensava como Jeová, que amava Davi e o via como o futuro rei de Israel, não como um escravo rebelde.—1 Sam. 25:10, 11, 14.
ia epaax. 80 epara. 18
Ela agiu com discrição
18 Ela assumiu a responsabilidade pelo que tinha acontecido e pediu o perdão de Davi. Abigail foi realista ao reconhecer que o marido era tão insensato como o nome dele indicava, talvez sugerindo que castigar aquele homem estava abaixo da dignidade de Davi. Ela mostrou que tinha confiança em Davi como representante de Jeová, reconhecendo que ele estava travando “as guerras de Jeová”. Também indicou que sabia da promessa de Jeová sobre Davi e o reinado, pois disse: “Jeová . . . certamente te comissionará como líder de Israel.” Além disso, pediu que Davi não fizesse nada que pudesse trazer culpa de sangue sobre ele ou que talvez se tornasse, mais tarde, “uma razão para vacilação”—pelo visto, referindo-se a uma consciência perturbada. (Leia 1 Samuel 25:24-31.) Sem dúvida, palavras gentis e tocantes!
Muhakhu Woomunepani
ia epaax. 80 epara. 16
Ela agiu com discrição
16 Significa isso que Abigail se rebelou contra a chefia que Nabal tinha direito de exercer? Hooye, muupuwele wi Napali aaheera ichu mmukhalelo woonanara wa kapuro awoocihiwa a Yehova. Woocihiwa wuuwu waanwerya okumiherya okhwa wa achu ancipale a echoko ya Napali ehirino nthowa. Será que, se Abigail não tivesse feito nada, teria se tornado culpada como o marido? No caso em questão, ela tinha de colocar a submissão a Deus à frente da submissão ao marido.