Referências para a Apostila da Reunião Viva e Ensine
5-11 DE MAIO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS
w15 1/2 5 §§ 4-6
Como gostar do seu trabalho
Seria bom dar atenção especial a essa última pergunta. Por quê? Porque o trabalho dá satisfação quando vemos o benefício que ele traz a outras pessoas. O próprio Jesus disse: “Há mais felicidade em dar do que há em receber.” (Atos 20:35) Além daqueles que se beneficiam diretamente do nosso trabalho, como empregadores e clientes, há outros que se beneficiam. Esses incluem nossos familiares ou alguns que estejam passando necessidade.
Familiares. Quando um chefe de família trabalha duro para sustentar a casa, ele beneficia sua família em pelo menos dois sentidos. Primeiro, ele provê as necessidades básicas, como alimentação, roupa e moradia. Assim, ele cumpre com a responsabilidade dada por Deus de fazer “provisões para os seus próprios”. (1 Timóteo 5:8) Segundo, um provisor responsável ensina pelo seu exemplo como é importante trabalhar duro. Shane, mencionado no artigo anterior, diz: “Meu pai é um grande exemplo do que é ser um bom trabalhador. Ele é um homem honesto que trabalhou duro a vida toda. Por muitos anos ele trabalhou como carpinteiro. Com o exemplo dele, aprendi a importância de trabalhar com as mãos, de fazer coisas que serão de utilidade para outros.”
Os que passam necessidade. O apóstolo Paulo aconselhou os cristãos a ‘trabalhar arduamente a fim de que tivessem algo para distribuir a alguém em necessidade’. (Efésios 4:28) De fato, quando trabalhamos duro para conseguir o sustento para nós e nossa família, temos condições de ajudar aqueles que estão passando necessidade. (Provérbios 3:27) Trabalhar nos dá a possibilidade de ajudar outros e sentir a alegria que resulta disso.
12-18 DE MAIO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS
Não seja enganado pela “lâmpada dos maus”
it-2 189 §§ 3-4
Lâmpada
Outros Usos Figurados. Aquilo de que a pessoa depende para iluminar seu caminho é simbolizado por uma lâmpada. Com tal figura de linguagem, o provérbio contrasta o justo com o iníquo, dizendo: “A própria luz dos justos alegrar-se-á; mas a lâmpada dos iníquos — ela será apagada.” (Pr 13:9) A luz dos justos se torna cada vez mais luminosa, mas, por mais que a lâmpada do iníquo pareça reluzir, e, consequentemente, por mais próspero que seus caminhos pareçam ser, Deus cuidará de que ele termine na escuridão, onde seu pé certamente tropeçará. Este é o desfecho que está em reserva para a pessoa que invoca o mal sobre seu pai e sua mãe. — Pr 20:20.
Ser apagada a lâmpada de alguém significa também que não há futuro para tal pessoa. Outro provérbio diz: “Porque se mostrará não haver futuro para quem é mau; a própria lâmpada dos iníquos será apagada.” — Pr 24:20.
w04 15/7 31 § 6
“Todo o argucioso agirá com conhecimento”
A pessoa prudente e reta que age com verdadeiro conhecimento será abençoada. Salomão nos assegurou: “O justo come, fartando a sua alma, mas o ventre dos iníquos ficará vazio.” (Provérbios 13:25) Jeová sabe o que é bom para nós em qualquer campo da vida — nos assuntos familiares, nos relacionamentos com outros, no nosso ministério ou quando somos disciplinados. E por aplicarmos sabiamente o conselho encontrado na sua Palavra, sem dúvida teremos o melhor modo de vida.