ESTUDO 11
CÂNTICO 57 Pregue a todo tipo de pessoas
Imite o zelo de Jesus na pregação
“O Senhor . . . os enviou de dois em dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele mesmo estava para ir.” — LUC. 10:1.
OBJETIVO
Considerar quatro maneiras em que podemos imitar o zelo de Jesus na pregação.
1. Qual é uma das coisas que diferenciam o povo de Jeová daqueles que dizem ser cristãos?
SE EXISTE uma coisa que diferencia o povo de Jeová daqueles que dizem ser cristãos é o zeloa na pregação. (Tito 2:14) Mas às vezes pode ser difícil se sentir empolgado para ir na pregação. Talvez você se identifique com as palavras de um ancião bem dedicado, que disse: “Tem hora que eu não sinto nenhuma vontade de pregar.”
2. Por que às vezes pode parecer difícil se sentir animado para participar na pregação?
2 Pode ser que você se sinta mais animado para participar em outros aspectos do serviço a Jeová do que na pregação. Por que isso acontece? Pense, por exemplo, em quando construímos e fazemos a manutenção de Salões do Reino, apoiamos a ajuda humanitária ou encorajamos nossos irmãos. Nesses casos, conseguimos ver os resultados na hora e é mais fácil sentir que nossos esforços valeram a pena. Além disso, o ambiente nesses lugares é muito bom; ali sentimos o amor e a paz entre os irmãos e temos certeza que somos valorizados pelo que fazemos. Por outro lado, talvez preguemos no mesmo território por anos e parece que temos poucos resultados ou que as pessoas rejeitam a nossa pregação. E sabemos que, quanto mais perto estivermos do fim, mais oposição vamos enfrentar. (Mat. 10:22) Então, o que pode nos ajudar a manter ou até aumentar o zelo na pregação?
3. O que aprendemos sobre o zelo de Jesus em Lucas 13:6-9?
3 Podemos aprender sobre ter zelo na pregação por considerar o exemplo de Jesus. Durante seu ministério, o zelo dele nunca diminuiu — na verdade, ele se esforçou ainda mais com o passar do tempo. (Leia Lucas 13:6-9.) Em uma ilustração, Jesus comparou o seu ministério aos esforços de um homem que cuidava de um vinhedo. Esse homem passou três anos tentando cultivar uma figueira que não dava fruto. Da mesma forma, Jesus tinha passado cerca de três anos pregando para os judeus, e a maioria não aceitou sua mensagem. Mas, assim como aquele homem não desistiu da figueira, Jesus não desistiu das pessoas nem desanimou no seu ministério. Pelo contrário, ele se dedicou ainda mais para ajudar as pessoas a aceitar as boas novas.
4. Que quatro coisas vamos aprender do exemplo de Jesus?
4 Neste estudo, vamos ver como Jesus mostrou zelo na pregação, principalmente durante seus últimos seis meses aqui na Terra. (Veja a nota de estudo “Depois disso”, em Lucas 10:1.) Aprender sobre o que Jesus ensinou e imitar seu exemplo vai nos ajudar a manter nosso zelo. Vamos considerar quatro coisas que podemos aprender do exemplo de Jesus: (1) ele se concentrava na vontade de Jeová, (2) ele tinha bem em mente as profecias da Bíblia, (3) ele confiava na ajuda de Jeová e (4) ele mantinha uma atitude positiva em relação às pessoas.
JESUS SE CONCENTRAVA NA VONTADE DE JEOVÁ
5. Como Jesus mostrou que se concentrava em fazer a vontade de Deus?
5 Jesus pregou com zelo as “boas novas do Reino” porque sabia que era isso que Deus queria que ele fizesse. (Luc. 4:43) Para Jesus, a pregação era o trabalho mais importante na sua vida. Mesmo durante os últimos meses do seu ministério, ele continuou ‘viajando de cidade em cidade e de aldeia em aldeia’ para ensinar as pessoas. (Luc. 13:22) Jesus também treinou outros para pregar as boas novas assim como ele. — Luc. 10:1.
6. Como a obra de pregação está ligada a outras atividades que fazemos na organização? (Veja também a imagem.)
6 Hoje, a pregação das boas novas ainda é o trabalho mais importante que Jeová e Jesus querem que façamos. (Mat. 24:14; 28:19, 20) Na verdade, todo trabalho que fazemos para Jeová está ligado diretamente à obra de pregação. Por exemplo, construímos Salões do Reino para que os interessados tenham onde se reunir para adorar a Jeová. Além disso, tudo que é feito em Betel tem como objetivo apoiar as necessidades no campo. E a ajuda humanitária serve não só para cuidar das necessidades materiais dos irmãos, mas também para ajudá-los a voltar com sua rotina espiritual, o que inclui a pregação. Então, quando lembramos que a pregação é o trabalho mais importante que Jeová quer que façamos, nos sentimos motivados a participar o máximo possível nessa obra. Yánosh, um ancião na Hungria, diz: “Eu sempre tento lembrar que nenhum outro trabalho que fazemos pra Jeová substitui a pregação. Ela é a nossa principal designação.”
Pregar as boas novas é o trabalho mais importante que Jeová e Jesus querem que façamos hoje (Veja o parágrafo 6.)
7. Por que Jeová quer que continuemos pregando? (1 Timóteo 2:3, 4)
7 Podemos aumentar nosso zelo no ministério por ter o mesmo ponto de vista de Jeová sobre as pessoas. Ele quer que o maior número de pessoas possível escute e aceite as boas novas para serem salvas. (Leia 1 Timóteo 2:3, 4.) Por isso, ele nos ajuda a melhorar nossas habilidades em compartilhar essa mensagem. Um exemplo disso é a brochura Ame as Pessoas — Faça Discípulos, que nos dá sugestões práticas de como iniciar conversas com o objetivo de abrir estudos bíblicos. Mesmo que as pessoas não sirvam a Jeová agora, elas talvez tenham a oportunidade de fazer isso antes do fim da grande tribulação. Então, o que dizemos para elas agora poderá no futuro motivá-las a tomar essa decisão. Mas isso só será possível se continuarmos pregando.
JESUS TINHA BEM EM MENTE AS PROFECIAS DA BÍBLIA
8. Como conhecer as profecias bíblicas influenciou a forma como Jesus usava seu tempo?
8 Jesus sabia como as profecias bíblicas iriam se cumprir. Por exemplo, ele sabia que o seu ministério duraria apenas três anos e meio. (Dan. 9:26, 27) Ele também sabia quando e como ele morreria. (Luc. 18:31-34) Por isso, ele usava seu tempo da melhor forma possível, pregando com zelo para cumprir sua designação.
9. Por que entender as profecias da Bíblia nos motiva a pregar com zelo?
9 Entender as profecias da Bíblia nos motiva a pregar com zelo porque sabemos que logo virá o fim deste sistema. Estamos vendo como os acontecimentos mundiais e o comportamento das pessoas cumprem as profecias da Bíblia sobre os últimos dias. Também vemos a rivalidade entre a Potência Mundial Anglo-Americana e a Rússia e seus aliados. Isso está cumprindo a profecia de que o rei do sul e o rei do norte lutariam um contra o outro “no tempo do fim”. (Dan. 11:40) E entendemos que os pés da estátua da profecia de Daniel 2:43-45 representam a Potência Mundial Anglo-Americana. Temos certeza de que em breve — muito em breve — o Reino de Deus vai destruir os governos humanos. Essas profecias nos mostram onde estamos na linha do tempo e que precisamos pregar as boas novas com urgência.
10. De que outras maneiras as profecias da Bíblia nos motivam a pregar?
10 As profecias da Bíblia também contêm uma mensagem de esperança que queremos muito compartilhar. Carrie, uma irmã que serve na República Dominicana, diz: “Quando eu paro pra pensar nas coisas incríveis que Jeová promete fazer no futuro, eu fico com uma vontade enorme de falar sobre isso com os outros. As pessoas estão enfrentando vários problemas, e dá pra ver que elas precisam muito saber das promessas de Jeová.” Além disso, as profecias da Bíblia nos mostram que Jeová sempre está nos apoiando nessa obra. Leila, que vive na Hungria, diz: “O texto de Isaías 11:6-9 me lembra que qualquer pessoa pode mudar com a ajuda de Jeová. Por isso, eu quero compartilhar as boas novas com todos, mesmo com aqueles que parecem que não vão aceitar.” Já Christopher, um irmão de Zâmbia, comenta: “Marcos 13:10 diz que as boas novas seriam pregadas no mundo todo, e é um prazer enorme ajudar a cumprir essa profecia.” E no seu caso? Que profecias da Bíblia motivam você a continuar pregando?
JESUS CONFIAVA NA AJUDA DE JEOVÁ
11. Por que Jesus precisava confiar em Jeová para continuar pregando com zelo? (Lucas 12:49, 53)
11 Jesus confiava que Jeová o ajudaria a continuar pregando com zelo. Por mais que Jesus falasse de modo respeitoso e escolhesse bem suas palavras, ele sabia que as boas novas causariam muitas discussões e forte oposição. (Leia Lucas 12:49, 53.) Por causa de sua pregação, os líderes religiosos tentaram matá-lo algumas vezes. (João 8:59; 10:31, 39) Mesmo assim, Jesus continuou pregando porque sabia que Jeová estava com ele. Jesus disse: “Não estou sozinho, mas o Pai, que me enviou, está comigo . . . Ele não me deixou só, porque faço sempre o que lhe agrada.” — João 8:16, 29.
12. Como Jesus preparou seus discípulos para continuar pregando quando enfrentassem perseguição?
12 Jesus lembrou seus discípulos de que eles também podiam confiar na ajuda de Jeová. Muitas vezes, ele garantiu que Jeová os ajudaria, mesmo quando enfrentassem perseguição. (Mat. 10:18-20; Luc. 12:11, 12) Mas Jesus também pediu que eles fossem cautelosos. (Mat. 10:16; Luc. 10:3) Ele os orientou a não forçar ninguém a aceitar a mensagem do Reino. (Luc. 10:10, 11) E também falou para eles fugirem quando necessário. (Mat. 10:23) Por mais que Jesus fosse zeloso e confiasse em Jeová, ele não corria riscos sem necessidade. — João 11:53, 54.
13. Por que você pode ter certeza de que Jeová vai ajudar você?
13 Hoje nós também precisamos da ajuda de Jeová para pregar com zelo quando enfrentamos oposição. (Apo. 12:17) Por que você pode ter certeza de que Jeová vai ajudar você? Por causa do que Jesus pediu numa oração, que está registrada em João capítulo 17. Ali, Jesus pediu para Jeová cuidar dos apóstolos, e ele respondeu a esse pedido. O livro de Atos mostra como Jeová ajudou os apóstolos a pregar com zelo, apesar de oposição. Nessa mesma oração, Jesus também pediu que Jeová cuidasse daqueles que aceitassem a mensagem dos apóstolos. E isso inclui você! Jeová continua respondendo a essa oração até hoje. Ele vai te ajudar, assim como ajudou os apóstolos. — João 17:11, 15, 20.
14. Por que sempre vamos conseguir pregar com zelo mesmo em tempos difíceis? (Veja também a imagem.)
14 Conforme o fim se aproxima, pode ficar cada vez mais difícil pregar as boas novas com zelo. Mas Jesus nos garantiu que vamos ter toda a ajuda que precisarmos. (Luc. 21:12-15) Assim como Jesus e seus discípulos, deixamos que as pessoas decidam se vão nos escutar ou não, e não discutimos com elas. Mesmo em lugares onde nossa obra é restrita, nossos irmãos conseguem pregar as boas novas porque confiam em Jeová, não em sua própria força. Da mesma forma que Jeová fortaleceu seus servos no passado, ele também nos dá poder hoje para que ‘a pregação seja realizada plenamente’, até que ele diga que o trabalho terminou. (2 Tim. 4:17) Então, confie em Jeová, e ele vai te ajudar a continuar pregando com zelo!
Mesmo em lugares onde nossa obra é restrita, nossos irmãos encontram maneiras seguras para pregar (Veja o parágrafo 14.)b
JESUS MANTINHA UMA ATITUDE POSITIVA
15. Como sabemos que Jesus tinha uma atitude positiva sobre a pregação?
15 Jesus manteve uma atitude positiva sobre a obra de pregação. Isso o ajudou a não perder seu entusiasmo e continuar dando o seu melhor. Por exemplo, cerca de um ano depois de começar a pregar, Jesus percebeu que muitas pessoas estavam dispostas a ouvir as boas novas. Ele até comparou essas pessoas com um campo que estava pronto para a colheita. (João 4:35) Mais ou menos um ano depois, ele falou de novo sobre isso aos seus discípulos: “A colheita, realmente, é grande.” (Mat. 9:37, 38) E mais tarde, ele ainda repetiu: “A colheita, realmente, é grande . . . Peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a Sua colheita.” (Luc. 10:2) Jesus nunca deixou de acreditar que as pessoas poderiam aceitar as boas novas. E ele ficava muito feliz quando isso acontecia. — Luc. 10:21.
16. Como as ilustrações de Jesus ajudaram os discípulos a ter um ponto de vista positivo sobre a pregação? (Lucas 13:18-21) (Veja também a imagem.)
16 Para ajudar seus discípulos a não perder o zelo, Jesus mostrou como a mensagem que eles estavam pregando teria ótimos resultados. Por exemplo, veja duas ilustrações que ele contou. (Leia Lucas 13:18-21.) Em uma delas, Jesus usou um pequeno grão de mostarda para ensinar que a mensagem do Reino iria crescer de uma forma impressionante e que nada poderia impedir esse crescimento. Já em outra ilustração, ele usou o fermento para mostrar como a mensagem do Reino iria se espalhar e causar mudanças naqueles que a aceitassem, mesmo que levasse um tempo para serem percebidas. Assim, Jesus mostrou para seus discípulos que a mensagem que eles pregavam ajudaria muitas pessoas.
Assim como Jesus, continuamos positivos e não perdemos a esperança de que alguns ainda aceitem as boas novas (Veja o parágrafo 16.)
17. Por que podemos continuar tendo uma atitude positiva sobre a pregação?
17 Nós nos sentimos motivados a continuar pregando com zelo quando pensamos em como a obra de pregação está ajudando tantas pessoas ao redor do mundo. Todo ano, milhões de pessoas interessadas assistem à Celebração e estudam a Bíblia com a gente. E centenas de milhares são batizadas e se juntam a nós na obra de pregação. Não sabemos quantos ainda vão aceitar nossa mensagem; o que sabemos é que Jeová está reunindo uma grande multidão, que vai sobreviver à grande tribulação. (Apo. 7:9, 14) Jeová, o Senhor da colheita, sabe que muitos ainda poderão aceitar as boas novas. Assim, temos bons motivos para continuar pregando!
18. O que queremos que as pessoas percebam sobre nós?
18 Uma coisa que sempre identificou os discípulos de Jesus é o zelo que eles têm na pregação. Por exemplo, os apóstolos pregaram com tanta coragem e entusiasmo que as pessoas “perceberam que eles haviam estado com Jesus”. (Atos 4:13) Hoje, quando as pessoas nos veem na pregação, queremos que elas tenham a mesma certeza: de que também imitamos o zelo de Jesus ao declarar as boas novas.
CÂNTICO 58 Procuramos os amigos da paz
a ENTENDA MELHOR: Neste estudo, a palavra “zelo” se refere ao entusiasmo e à empolgação que os cristãos sentem ao adorar a Jeová.
b DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Um irmão prega para um homem de forma discreta enquanto abastece o carro.